Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20922
|
Title: | Brincar juntos na Escola da Infância: a brincadeira entre crianças de idades diferentes na Proposta do Movimento da Escola Moderna Portuguesa |
Authors: | Marcolino, Suzana Mello, Suelly Amaral Folque, Maria Assunção |
Keywords: | Brincadeira Educação Infantil Psicologia Histórico-Cultural |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | Marcolino, S., Mello, S. A. & Folque, M. A. (2016). Brincar juntos na Escola da Infância: a brincadeira entre crianças de idades diferentes na Proposta do Movimento da Escola Moderna Portuguesa. Crítica Educativa, 2 (2), 123-135. |
Abstract: | Na escola de Educação Infantil o fato da brincadeira acontecer em um coletivo de crianças, a torna mais rica, pois há múltiplas possibilidades para constituir e reconstituir os mais diversos vínculos entre os personagens. Cabe conhecer, nos grupos de crianças com idades diferentes, como crianças mais velhas podem afetar a brincadeira das mais novas. Observamos as brincadeiras em uma sala do Movimento Pedagógico da Escola Moderna Portuguesa (MEM) que acolhe crianças de dois a cinco anos. Para análise, tomando os papeis assumidos pelas crianças e suas ações como unidade de estudo da brincadeira, buscamos verificar se ocorrem transformações no que diz respeito à forma como as crianças mais novas interpretam os papéis. Constatamos que, na brincadeira com crianças mais velhas, as mais novas passam a assumir papéis e registramos também o aumento do número de ações na interpretação dos personagens da brincadeira. As mais novas tomam as mais velhas como modelos e passam a imitá-las o que nos remete ao conceito vigotskiano de zona de desenvolvimento próximo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20922 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|