Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20860

Title: A transição dos alunos do 1º ciclo, oriundos do meio rural, para o 2º ciclo, no meio urbano : um estudo de caso
Authors: Santos, Maria da Luz Nunes Feitor dos
Advisors: Nico, José Bravo
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo insere-se na problemática da transição dos alunos oriundos do meio rural para o meio urbano, nomeadamente aquando da mudança do 1°ciclo para o 2°ciclo do ensino básico. A existência de uma elevada taxa de insucesso escolar, dos alunos provenientes do meio rural, pareceu-nos um ponto de partida problemático e preocupante, levando-nos a pensar na importância deste estudo importante e no contributo do mesmo para facilitar a transição dos nossos jovens oriundos do meio rural. Assim, o presente estudo assumiu os seguintes objectivos: (i) identificar as principais dimensões presentes no processo de adaptação, aquando da transição entre os dois primeiros ciclos de ensino, quando esta ocorre entre o meio rural e o meio urbano; (ii) caracterizar os mecanismos de integração que ocorrem nos processos de adaptação; (iii) identificar momentos críticos dos processos de integração e adaptação. Por se tratar de um estudo de caso, optámos por uma abordagem predominantemente qualitativa, onde o instrumento seleccionado foi a entrevista semi-directiva e a consequente análise de conteúdo. Foi seleccionada uma amostra de 1O alunos, oriundos das zonas rurais de São Miguel de . Machede, Nossa Senhora de Machede, São Bento do Mato (Azaruja) e zona periférica da cidade de Évora, (Montes da Toura). Das conclusões do estudo efectuado, realçamos toda a problemática da transição, inerente às dificuldades sentidas pelos jovens durante este processo, das quais se destacam as seguintes: (i) a adaptação à cidade; (ii) a adaptação aos novos horários; (iii) a adaptação a novos meios de transporte; (iv) o contexto e a integração na nova escola e no novo meio; (v) a adaptação às novas rotinas; (vi) a necessidade de conhecer e de se relacionar com os novos professores e colegas. – ABSTRAT: This study focuses on the problem of the transition of students from rural to urban environments, particularly when changing from the first to the second cycle of basic education. The existence of a high rate of failure at school in students who come from rural environments seemed to be a worrying and problematic starting point which took us to think about the importance of this study and its contribute to ease the transition of these young students from rural areas. Therefore, this study took the following objectives: (i) identify the main dimensions in the adaptation process during the transition of the two study cycles when this occurs between a rural and a urban environment; (ii) characterize the integration mechanisms that take place during the adaptation processes; (iii) identify the critical moments of the integration and adaptation processes. Because this is a case study we opted for a predominantly qualitative approach where we undertook semi-directive interviews and subsequently analyzed their content. We selected a sample of 1O students from the rural areas of São Miguel de Machede, Nossa Senhora de Machede, São Bento do Mato (Azaruja) and the peripheral area of Évora (Montes da Toura). As conclusions of this study we'd like to enhance the entire problem of the transition inherent to the difficulties felt by the young students during this process from which we highlight: (i) the adaptation to the city; (ii) the adaptation to the new schedules; (iii) the adaptation to the transportation facilities; (iv) the context and the integration on the new school and environment; (v) the adaptation to the new routines; (vi) the need to know and relate to new teachers and classmates.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20860
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria da Luz Nunes Feitor dos Santos - Tese de Mestrado - 185 788.pdf23.16 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois