Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20174

Title: O Património musical das catedrais – o órgão e o fundo musical da Sé de Évora
Authors: Oliveira, Filipe
Editors: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja
Keywords: Órgão
Sé de Évora
Organaria
Património musical
Issue Date: 2016
Publisher: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja
Citation: OLIVEIRA, Filipe Mesquita de, “O Património musical das catedrais – o órgão e o fundo musical da Sé de Évora” in Invenire nº3 especial (Os Tempos das Catedrais), Lisboa, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, 2016, ISSN 1647-8487.
Abstract: Continua a faltar em Portugal um trabalho sistemático de levantamento exaustivo de fontes musicais relativas a repertórios, sobretudo posteriores a meados do século XVII. O investimento tem privilegiado o Livro Antigo e no que se refere aos fundos musicais portugueses concentra-se no período entre a Idade Média até cerca de 1600. Importa citar a este propósito a base de dados online PEM (Portuguese Early Music Database) que disponibiliza uma série de manuscritos musicais oriundos das principais instituições arquivísticas portuguesas, entre as quais se incluem as sés. Esta plataforma informática encontra-se em construção, tendo vindo a ser gradualmente enriquecida com novas digitalizações acompanhadas das respectivas descrições técnicas e codicológicas, encontrando-se ainda muito por fazer no que respeita à abrangência dos fundos musicais catedralícios. Importa todavia salientar que entre antifonários, santorais, graduais e livros de coro com polifonia, para citar apenas algumas espécies, dispomos já para estudo na PEM de uma série de digitalizações de manuscritos do Arquivo da Sé de Braga (Ms. 28, 32 e 34), um Antifonário dos finais do século XII na Sé de Lamego e dois Livros de Coro em polifonia dos séculos XVII e XVIII oriundos do Fundo Musical da Sé de Évora. Para além das existências na PEM, ressalvam-se vários trabalhos, muitos deles relacionados com essa plataforma informática, resultantes da investigação em musicologia histórica. Mencione-se, a título de exemplo, os Próprios polifónicos quinhentistas produzidos para a Sé de Braga (d´ Alvarenga, 2002: pp. 35-87).
URI: http://hdl.handle.net/10174/20174
ISSN: ISSN 1647-8487
Type: article
Appears in Collections:CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

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