| 
                
             | 
            
            
            
            
            
                
                
  
    
    
        
            
                
                Please use this identifier to cite or link to this item:
                http://hdl.handle.net/10174/20145
             | 
         
     
     
    
    
| Title:  | The verset and fabordão genres in the context of music manuscript 242 from the Coimbra University Library |  
| Authors:  | Oliveira, Filipe |  
| Editors:  | Moody, Ivan Silva, Manuel |  
| Keywords:  | P-Cug MM 242 Tento Verso Fabordão |  
| Issue Date:  | 2015 |  
| Publisher:  | Revista Portuguesa de Musicologia |  
| Citation:  | OLIVEIRA, Filipe Mesquita de, “The verset and fabordão genres in the context of music manuscript 242 from the Coimbra University Library”, Revista Portuguesa de Musicologia, 2/1 (2015), pp. 41-60, ISSN 0871-9705 |  
| Abstract:  | Este artigo é o resultado de uma pesquisa exaustiva que tenho desenvolvido em torno do Manuscrito 242 
da Biblioteca da Universidade de Coimbra (P-Cug MM 242). Este valioso manuscrito do século XVI destaca-se pela importância crucial para o estudo da música instrumental em Portugal, no Renascimento 
tardio e nas primeiras décadas do século XVII. Neste manuscrito estão reproduzidos alguns dos primeiros exemplos de tento e fantasia, como o atestam as obras para tecla de António Carrreira (c.1530c.
1594). Para além de um grande número de cópias de motetes, andamentos de Missa, canções e madrigais escritos por diversos compositores europeus de meados do século XVI, identificados e inventariados por Owen Rees, este manuscrito inclui também diversas peças instrumentais de autoria desconhecida, que ainda não receberam a atenção que merecem. Deste conjunto, seleccionei dois grupos 
de obras que reúnem pequenas peças instrumentais, as quais irei aprofundar neste artigo. O primeiro grupo, que representa o objecto central deste estudo, é constituído por um conjunto de obras para tecla com melodias em cantochão que proponho incluir nos géneros verso e/ou fabordão para órgão. Pretendo discutir estas obras a partir das suas características formais, estilísticas e performativas, assim como a sua inclusão nas práticas de alternatim instrumental no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra durante esse 
período. |  
| URI:  | http://rpm-ns.pt http://hdl.handle.net/10174/20145 |  
| ISSN:  | ISSN 0871-9705 |  
| Type:  | article |  
| Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
  |  
  
    
    
     
    
 
    
    
	
    Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated. 
                    
                      
                 |