Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20061

Title: Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: a embocadura do clarinete: caracterização, deteção e resolução de problemas
Authors: Camelo, Patrícia Pereira
Advisors: Béreau, Ana Isabel Telles Antunes
Keywords: Investigação
Ensino vocacional
Música
Clarinete
Embocadura
Research
Vocational education
Music
Clarinet
Embouchure
Issue Date: 14-Dec-2016
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional sob a orientação da Professora Doutora Ana Telles Béreau (orientadora interna) e do orientador cooperante Professor Luís Miguel Gomes. A primeira secção deste trabalho pretende fazer o enquadramento histórico e organizacional da instituição, bem como descrever os alunos e as práticas metodológicas utilizadas pelo orientador cooperante nos domínios da psicologia educacional e do ensino especializado do clarinete. A segunda e última secção deste relatório aborda a noção de embocadura, definindo as suas principais conceções, função, formação, erros comuns associados e respetivas causas, apresentando finalmente propostas de vários autores para o desenvolvimento das componentes diretamente relacionadas com a embocadura, como meio de prevenção de problemas e desenvolvimento desta componente, tão importante para a prática do clarinete e de qualquer instrumento de sopro; Abstract: Supervised Teaching Report held at Escola de Música do Conservatório Nacional: The embouchure of the clarinetist – characterization, detection and problem resolution This report follows the Supervised Teaching Practice held at Escola de Música do Conservatório Nacional under the inner guidance of PhD Professor Ana Telles Béreau and having had, as cooperating advisor, Professor Luís Miguel Gomes. A first section is intended to provide the historical and organizational framework of the institution, describe students and methodological practices used by the cooperating advisor about educational psychology and specialized clarinet education. The second and final section of this report deals with the notion of embouchure, defining its main conceptions, function training, common errors and their causes, finally presenting the proposals of various authors aiming at the development of components directly related to embouchure, as a way for preventing problems and develop this specific issue, so important to the practice of the clarinet and, indeed, of any wind instrument.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20061
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório Estágio Patrícia Camelo (Reparado).pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois