Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18897

Title: O PADéCA na construção de oportunidades curriculares iguais para alunos universitários diferentes
Authors: Nico, Bravo
Editors: Estrela, Albano
Ferreira, Júlia
Keywords: Ensino Superior
Currículo
Integração e Adaptação
Issue Date: 2000
Abstract: A entrada na Universidade é um dos momentos mais marcantes na carreira académica de qualquer estudante. A transição entre o ensino secundário e o ensino superior é vivida, por parte dos estudantes, sempre, com sentimentos contraditórios. À alegria de se ter ultrapassado, com sucesso, uma etapa da vida do estudante, da pessoa que habita em cada estudante e, tantas vezes, da família que pertence o estudante, mistura-se, frequentemente, a ansiedade de se ingressar num mundo, onde quase tudo é novo, onde se desconhecem as regras, onde muitas vezes, a experiência acumulada, enquanto estudante do ensino secundário, de pouco serve. À espera do(a) caloiro(a) está uma arquitetura curricular pouco amigável. Normalmente uma grande carga horária, novos métodos de ensino, novas regras de avaliação, tempo mais difícil de conciliar. Simultaneamente a estes aspetos mais específicos do currículo universitário, no primeiro ano, juntam-se outras dimensões, mais globais, mas igualmente importantes: novos professores, novos colegas, novas relações institucionais, um novo estatuto social. A presente comunicação, pretende retratar, parcialmente, a intervenção que é feita, junto de um grupo de estudantes caloiros(as) da Universidade de Évora, no âmbito de um projeto de doutoramento, no qual foi concebido e implementado um programa curricular de apoio, recorrendo-se a uma adaptação, contextualizada, do PADéCA.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18897
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
BN.C.17.pdf886.75 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois