Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18894
|
Title: | O currículo universitário: uma questão de ensino ou de aprendizagem? |
Authors: | Nico, Bravo |
Editors: | Atas do I Encontro sobre o Ensino da Economia |
Keywords: | Currículo Ensino Superior Adaptação e Integração |
Issue Date: | 2003 |
Abstract: | “Se a Universidade caminha efectivamente para uma universidade de massas, os docentes não podem estar satisfeitos com o número de desistências e de reprovações, com particular incidência no primeiro ano (…). Neste caso, a reflexão deve sobretudo centrar todos os seus esforços na estruturação e na distribuição dos conteúdos e na tomada em consideração das características individuais dos estudantes.” (Bireaud, 1995:62)
Como se pode depreender da citação anterior e como, eventualmente, se deduzirá do entendimento do que deverá constituir-se como o cerne das preocupações curriculares nas universidades, particularmente no que ao primeiro ano diz respeito, é fundamental que exista um “encontro” entre quem ensina e quem aprende. Um profundo e significativo “encontro”, de forma que os mundos do ensino e da aprendizagem sejam um só e não se apresentem como se de dois compartimentos estanque se tratassem.
É nesta linha que a presente comunicação se debruça. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18894 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|