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http://hdl.handle.net/10174/18884
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Title: | A Educação no epicentro do desenvolvimento local: o caso da freguesia de São Miguel de Machede |
Authors: | Nico, Bravo |
Editors: | Atas do III Simpósio sobre Organização de Gestão Escolar – Políticas e Gestão Local da Educação |
Keywords: | Políticas Educativas Educação e Território Educação e Instituições Redes de Qualificação Educação Não Formal Desenvolvimento Local |
Issue Date: | 2004 |
Abstract: | São Miguel de Machede é uma pequena freguesia do concelho de Évora, onde habitam, atualmente, cerca de mil habitantes e onde se desenvolve, desde 1998, um projeto de desenvolvimento local, que assumiu, desde o início, a Educação – entendida como um processo integrado, formal e não formal, de qualificar uma comunidade, tornando-a capaz de sobreviver no território e na época em que existe – como eixo estruturante da(s) intervenção(ões) produzida(s).
Assente no PADéCA e na arquitetura conceptual vygotskyana de desenvolvimento e inspirada nas perspetivas críticas de Paulo Freire, entre outros pilares teóricos da experiência em curso, em São Miguel de Machede já resultaram, entre outros produtos e processos, o nascimento de uma Escola Comunitária, de cariz profundamente popular e, mais recentemente, a criação do lugar de Gestor(a) Educacional da Freguesia, assumido pela própria autarquia local.
A comunicação que se apresenta tentará caraterizar o modelo de Educação Comunitária que se está implementando nesta freguesia alentejana, os respetivos pilares teóricos em que assenta, os principais resultados obtidos, as alterações que provocou a nível da gestão autárquica local e, finalmente, os novos vetores de desenvolvimento local que gerou e/ou potenciou. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18884 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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