Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18872
|
| Title: | A criança em idade escolar (4º ano de escolaridade) e o mundo rural: uma ligação num pretérito já perfeito ou uma realidade cada vez mais imperfeita? |
| Authors: | Nico, Bravo Lino, Maria |
| Editors: | Figueira, Eduardo |
| Keywords: | Currículo Educação e Território Ensino Básico Educação e Mundo Rural |
| Issue Date: | 1997 |
| Abstract: | A aprendizagem e o ensino de conteúdos escolares direta ou indiretamente relacionados com o mundo rural, ao nível do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, assumem-se como duas faces de uma mesma moeda. Um contexto educativo não devidamente aproveitado, uma situação existente e para a qual concorrem, quanto a nós, dois níveis de responsabilidade: o primeiro que decorre, naturalmente, da ação dos docentes, muitas vezes desconhecedores desse mundo, pouco sensibilizados para os problemas que aí existem, apesar de todo o esforço que, muitas vezes, fazem no sentido de tornar acessível o mundo rural às suas juvenis assembleias discentes. Em segundo lugar, a responsabilidade que cabe a todos aqueles que têm um papel fundamental nas decisões que se tomam acerca desse mundo rural.
Foi com base nestes pressupostos, que a comunicação aborda o conhecimento, por parte de alguns alunos que frequentam o 3º ano de escolaridade em algumas escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da região alentejana, sobre a realidade que é o mundo rural. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/18872 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|