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http://hdl.handle.net/10174/17914
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Title: | Eixo cultural - Percurso pedonal de ligação entre o centro histórico de Évora e o Bairro da Malagueira |
Authors: | Pratas, Ana Gabriela Macedo |
Advisors: | Jiménez, Daniel |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | (Introdução): A presente dissertação é relativa ao trabalho elaborado no âmbito da disciplina de projecto avançado III do ano lectivo 2009_201O. Este exercício tem como objectivo um projecto que pretende resolver uma ligação pedonal- através de um programa cultural: biblioteca, cafetaria, espaços expositivos e três auditórios multifunções - entre o Centro-Histórico de Évora e o Bairro da Malagueira. Aproveitando este mesmo percurso, propõe-se a reflexão e análise de um eixo urbano em Évora. A estrutura do trabalho apresenta-se em quatro partes, correspondentes a quatro escalas diferentes da mesma proposta. O Estado Global refere-se à escala da cidade; no Estado Geral coloca-se o problema das ligações entre centro urbano e periferia; o Estado Local focaliza-se na proposta, ou seja a elaboração de um percurso pedonal de ligação com um programa funcional proposto; e por último, conclui-se com o Estado Glocal que se baseia na elaboração de uma estratégia operativa Global, com base na estrutura Local. Na primeira parte, pretende-se uma análise crítica das diversas mutações ocorridas no cadastro da cidade e que levaram à incoerência da mesma enquanto estrutura urbana. Neste ponto, chamemos-lhe Estado Global. Apresentam-se várias observações críticas de arquitectos contemporâneos relativamente à ausência de um planeamento de expansão das cidades nos pós século XIX e XX; consequências da industrialização, do êxodo rural e do "rasgar" do automóvel. Neste sentido apresentam-se propostas cirúrgicas urbanas, tendo como base posturas humanistas de alguns arquitectos da segunda metade do século XX. Na segunda parte, intitulada de Estado Geral, é abordada a questão das ligações em cidade, especificamente entre o Centro-Histórico de Évora e o Bairro da Malagueira. Reconhece-se a problemática, para depois apresentar uma proposta com base em algumas estratégias discutidas ao longo da história, fundamentalmente nas teorias de Le Corbusier e do Equipa X. A terceira parte, o Estado Local, é centrada no projecto prático. Neste capítulo, procura-se fazer uma análise e paralelismo da proposta com alguns projectos elaborados pelos membros do Equipa X, denominados de Mat-Buildings. Conclui-se esta dissertação com o Estado Glocal. Pretende-se a aceitação da hipótese/ projecto, não como uma imposição, mas antes como um sistema tipológico que responde ao problema das ligações entre o Centro-Histórico de Évora e os diversos bairros periféricos. Sistema esse que se baseia numa infraestrutura - uma ligação pedonal com um programa cultural associado, que procura transformar a Acção de percorrer de forma dinâmica e acessível a todos. Ultrapassando, deste modo, o estigma distância - tempo psicológico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17914 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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