Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17627

Title: Plano de acessibilidade e mobilidade pedonal: o caso da cidade de Faro
Authors: Gil, Fábio Cavaco
Advisors: Rosa, Maria Manuela Pires
Keywords: Mobilidade sustentável
Rede pedonal
Processo de planeamento
Infraestruturas pedonais e indicadores de avaliação
Sustainable mobility
Pedestrian network
Planning process
Pedestrian infrastructures and evaluation indicators
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A sustentabilidade das cidades está a promover profundas mudanças nos padrões de acessibilidade e mobilidade urbanas que procuram uma reestruturação da rede viária e um particular ênfase na rede pedonal. A uma rede pedonal de qualidade estão associadas características que determinam a alteração do desenho dos arruamentos e requerem atos de engenharia civil num contexto de reabilitação urbana. Em termos gerais pretende-se desenvolver o atual conceito de mobilidade sustentável urbana, sistematizar as características técnicas de uma rede pedonal de qualidade, através de fichas síntese, e formular um modelo conceptual que traduza o processo de desenvolvimento e implementação de um Plano de Acessibilidade e Mobilidade Pedonal. Apresenta-se um estudo de caso considerando a cidade de Faro, completando estudos sobre a rede pedonal estruturante de Faro apresentada no Plano de Mobilidade Sustentável de Faro (2008). Nesta parte da dissertação apresenta-se uma proposta metodológica de um Plano de Acessibilidade e Mobilidade para a cidade de Faro. Desenvolve-se uma metodologia de análise e diagnóstico da qualidade das infraestruturas pedonais, através da construção de indicadores de desempenho. A metodologia de análise e diagnóstico da qualidade das infraestruturas pedonais é validada num percurso específico: o corredor pedonal definido pela Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável de Faro, na sequência do desencadeamento de um processo de participação pública. O diagnóstico permite concluir que que os espaços pedonais carecem de uma política de reabilitação urbana que reclame a elaboração de um Plano de Acessibilidade Pedonal para a cidade de Faro; PEDESTRIAN ACCESSIBILITY AND MOBILITY PLAN – THE CITY CASE OF FARO ABSTRACT: The sustainability of cities is promoting deep changes in the urban accessibility and mobility patterns that require a restructuring of the road network and a particular emphasis on the pedestrian network. To a pedestrian quality network are associated characteristics that determine the change of the streets design and require acts of civil engineering in a context of urban renewal. In general terms we intend to develop the current concept of sustainable urban mobility, to systematize the technical features of a quality pedestrian network through synthesis forms and to formulate a conceptual model that reflects the process of developing and implementing of a Pedestrian Accessibility and Mobility Plan. It is presented a study case considering the city of Faro, completing studies on the structural pedestrian network of Faro presented in the Sustainable Mobility Plan of Faro (2008). In this part of the thesis it is presented a methodological proposal of a Plan of Accessibility and Mobility for the city of Faro. It is developed a methodology for analyzing and diagnosing the quality of pedestrian infrastructures through the construction of performance indicators. The methodology for analyzing and diagnosing the quality of pedestrian infrastructures is validated in a specific path: the pedestrian corridor defined by the Blind and Amblyopic Association of Portugal (ACAPO) under the Sustainable Mobility Plan of Faro, following the activating of a public participation process. The diagnosis allows to conclude that the pedestrian spaces lack of an urban renewal policy which requires the preparation of a Pedestrian Accessibility Plan to the city of Faro.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17627
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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