Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17515

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica 2,3 CondeVilalva, em Évora
Authors: Gonçalves, Bruno Miguel Garcia
Advisors: Pomar, Clarinda de Jesus Banha
Keywords: Relatório de estágio
Intervenção pedagógica
Prática docente
Trabalho cooperativo
Educação física
Formação de professores
Internship report
Pedagogical interventtion
Teaching practice
Cooeprative work
Physical education
Teaching training
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada surge no culminar de uma etapa de formação académica, levada a cabo pela Universidade de Évora e pela Escola Básica Conde Vilalva nos anos letivos de 2013/15. O presente documento apresenta o relato da experiência e das reflexões conseguidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, bem como as aprendizagens, os conhecimentos e as competências desenvolvidas durante este percurso. O acompanhamento teórico e prático, desde a produção dos documentos aos momentos de intervenção pedagógica assumiram um destaque particular para o desenvolvimento pessoal e profissional da prática docente. A inquietação permanente aliada a uma pesquisa literária incessante traduziram-se numa melhoria considerável dos processos de estudo, ensino e aprendizagem. Ser-se docente exige uma vontade constante de progresso e inovação relativamente às próprias práticas pedagógicas, com o intuito de realizar um ensino eficaz e promotor do sucesso educativo. A investigação-ação procurou comprovar a eficácia de um programa de intervenção com base em exercícios de trabalho cooperativo, apostando no desenvolvimento de competências que inovem o processo pedagógico; Report of Supervised Teaching practice conducted by Bruno Miguel Garcia Gonçalves at Conde de Vilalva Basic School in Évora ABSTRACT: The Report of Supervised Teaching Pratice is a culmination of an academic stage, developed in Universidade de Évora and the Escola Básica de Conde Vilalva during the school year 2013/15. This document presents an amount of the experiences and insights achieved during the pratice of Physical Education, moreover, the learning, knowledge and skills developed during this route. The theoretical and practical orientation, from the production of the documents to pedagogical intervention times assumed a particular emphasis on the personal and professional development of teaching practice. The ongoing unrest coupled with an incessante cientific research have resulted in a considerable improvement of the study, teaching and learning process. Being a teacher requires constant desire to progress and innovation with regard to their own teaching pratices, in order to carry out effective teaching and promoting education success. The research study sought to prove the effectiveness of an intervention program based on cooperative work exercises, focusing on skills development to innovate the education proccess.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17515
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada por Bruno Miguel Garcia Gonçalves na Escola Básica 2,3 CondeVilalva, em Évora.pdf8.34 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois