Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16565

Title: O papel de responsabilidade social das organizações de ensino superior: um estudo de caso
Authors: Antunes, José C. Sanchez
Advisors: Jorge, Maria de Fátima
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A responsabilidade das universidades perante a sociedade e da sociedade perante as universidades constitui uma espécie de contracto entre elas, nos campos socioeconómico e cultural. As novas necessidades de Conhecimento na “Sociedade do Conhecimento” levaram ao aparecimento de novas disciplinas, à introdução de novos métodos de ensino como o ensino à distância e à necessidade de gerir o ensino ao longo de toda a vida. Presentemente velicam-se fortes ligações entre a investigação universitária, o ensino e o mundo laboral e o aumento da participação das universidades no desenvolvimento regional. A democratização do ensino aumentou o acesso à Universidade, que teve que enfrentar o desafio da massificação do Ensino Superior. Um bom exemplo desta situação é o que se passou em Portugal nos anos que se seguiram à Revolução de 25 de Abril. O combate aos efeitos negativos da globalização da economia, especialmente àqueles que decorrem da mercadorização do Conhecimento faz parte da responsabilidade social da Universidade. O Instituto Piaget foi escolhido para o “Estudo de Caso”. É uma cooperativa de ensino sem fins lucrativos, que em cerca de 25 anos passou de uma pequena Escola de Educadores de Infância para um Instituto Superior Universitário com cerca de 8.000 alunos nos ensinos Superior Universitário e Politécnico. As suas Escolas foram construídas de raiz em áreas muito diversificadas, algumas delas áreas deprimidas onde era necessário fixar as populações e contribuir para o seu desenvolvimento. /ABSTRACT - The responsibilities of universities towards society and of society towards universities, constitutes a kind of contract between them, in the socio-economic and cultural fields. New needs of knowledge in the “Knowledge Society” forced new disciplines to appear and the introduction of new ways of education such as distance learning, short duration courses and managing life long learning. Nowadays strong links between university research, teaching and employment can be seen and there is a growing participation of universities in regional development. The democratization of education has increased the access to University, which has to face the challenge of mass Higher Education. A good example of this is Portugal after the revolution of April 1974. University responsibility also includes the fight against the negative effects of the globalization economy and especially those that came from the transformation of knowledge into merchandise to complete this Work the Instituto Piaget was elected as a “study case”. It is a non profit-making cooperative that started 25 years ago as training college for kindergartens educators has developed into a High Education Institutes with thousands of students. Their Schools are built from the roots in many different areas, some of them in remote places in order to settle down population and increase development.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16565
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
José C. Sanchez Antunes - Tese de Mestrado - 164 765.pdf10.58 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois