Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16522

Title: "Mouros e Guerra Santa na produção do Mosteiro de S. Vicente de Fora: O Indiculum e a Crónica da tomada desta cidade de Lisboa aos mouros e da fundação deste Mosteiro de S. Vicente".
Authors: Barros, Maria Filomena Lopes de
Editors: Ayala Mártinez, Carlos
Fernandes, Isabel Cristina F.
Keywords: Mosteiro de S. Vicente de Fora, Indiculum, Crónica da conquista de Lisboa, muçulmanos, direito islâmico, guerra santa, cruzados, mártires,
Issue Date: 2015
Publisher: Ed. Colibri - Universidade Autónoma de Madrid
Citation: "Mouros e Guerra Santa na produção do Mosteiro de S. Vicente de Fora: O Indiculum e a Crónica da tomada desta cidade de Lisboa aos mouros e da fundação deste Mosteiro de S. Vicente", in Cristãos contra Muçulmanos na Idade Média Medieval, coord. de Carlos de Ayala Martínez e Isabel Cristina F. Fernandes, Lisboa, Ed. Colibri - Universidade Autónoma de Madrid, 2015, pp. 107-123.
Abstract: As produções escritas do Mosteiro de S. Vicente sobre a sua fundação, o Indiculum e a Crónica, respetivamente o texto latino e a sua tradução reformulada, remetem para uma visão distinta do “Mouro” em função dos tempos e dos contextos específicos em que ambas foram produzidas. No primeiro caso, um muçulmano semanticamente neutro, serve apenas como contraponto à acção dos Cruzados; no segundo, enfatizam-se os atos desses “mouros”, num campo semântico despectivo do Islão e dos seus apaniguados, os “inimigos da Santa Fé”. O discurso ideológico, no entanto, encontra-se eivado de conceitos da cosmogonia e do direito islâmicos, sendo verosímil que o seu anónimo autor possa ser um muçulmano convertido que, num excesso de zelo e/ou de hétero-afirmação, leva ao limite um discurso de intenção ideológica e propagandística, antimuçulmano e apologético da Guerra Santa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16522
ISBN: 978-989-689-525-9
Type: bookPart
Appears in Collections:HIS - Publicações - Capítulos de Livros
CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CristãoscontraMuçulmanosM_Filomena_Barros.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois