Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16133

Title: Aplicação de matemática recreativa no ensino de alunos com deficiência visual
Authors: Espírito Santo, Maria do Rosário
Advisors: Espirito Santo, Maria do Rosário do
Keywords: Alunos
Cegueira
Baixa Visão
Matemática
Jogo
Educação
Inclusão
Students
Blindness
Low-vision
Mathematics
Game
Education
Inclusion
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo a criação de materiais que sejam facilitadores do processo de ensino/aprendizagem da Matemática, direcionados quer a alunos cegos ou com baixa visão, quer a alunos normovisuais. Uma abordagem de carácter lúdico da matemática, sem descurar o seu lado “sério” e rigoroso, poderá ser uma boa opção, para proporcionar estímulos positivos face à disciplina e originar situações de verdadeira aprendizagem. Neste sentido, optou-se pela criação de um jogo de tabuleiro – O Jogo MAGIC-MAT – com o qual se pretende desenvolver competências como o raciocínio lógico, a aptidão para resolver problemas, a criatividade, a capacidade de visualização, o cálculo mental e as interações sociais, e que promova um ensino inclusivo. A implementação deste jogo envolveu alunos com deficiências da visão e alunos normovisuais, integrados em três escolas da Direção Regional da Lezíria e Médio Tejo, que frequentavam os 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade; ABSTRACT: This study aims to create materials that act as facilitators of the teaching/learning of mathematics, targeted either to students who are blind or have low vision, or the sighted students. A playful approach to mathematics, provided it does not neglect its "serious" and rigorous side, it may be a good option to provide positive stimuli face to discipline and lead to real learning situations. In this sense, it was decided to create a board game - The Game MAGIC MAT - with which one intends to develop skills such as logical thinking ability, the aptitude to solve problems, creativity, viewing capability, development of mental calculation and social interactions, and that promotes an inclusive education. The implementation of this game has involved students with visual impairments and sighted students, integrated into three schools of Direção Regional da Lezíria e Médio Tejo, who frequented the 7th, 8th, 9th and 11th schooling years.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16133
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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