Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15998

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens
Authors: Rodrigues, Sara
Advisors: Folque, Maria Assunção
Magalhães, Olga
Keywords: Valorização da diferença
Estratégias de diferenciação
Aprendizagens e ação educativa
Valuing the differences
Differentiation strategies
Learning and educational activities
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O seguinte relatório de estágio retrata e analisa de forma crítica o processo de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório foram integradas as dimensões contempladas na Carta de Princípios para uma Ética Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e no Perfil Profissional de Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. O relatório tem como temática transversal a valorização da diferença para enriquecer as aprendizagens. Pretendo com este relatório aprofundar a reflexão demonstrando que através da minha intervenção e observação, as estratégias de diferenciação do trabalho pedagógico acompanharam a Pratica de Ensino Supervisionada que realizei em ambos os contextos escolares. É fulcral utilizar estratégias de diferenciação do trabalho de ensino e de aprendizagem, para valorizar e dar resposta à diversidade e a cada criança. Em todos os aspetos debatidos será enfatizada a importância de uma ação educativa baseada na valorização da diferenciação pedagógica; ABSTRACT: This training report describes and critically analyses the learning process performed during the Supervised Teaching Practice in kindergarten/pre-school and primary education. The report was based on the ethics dimensions considered by the Association of the Early Years Professionals (APEI) and on the Professional performance Profile of the Pre-school and Primary Teacher. The report has as a transversal theme the importance of valuing difference to enrich the learning process. With this report I intend to expand and to demonstrate through my intervention and observation, differentiation strategies of the pedagogical work that I developed in both school contexts. It is essential to apply differentiation strategies of the teaching and learning work processes, to value and to give the suitable answer to the diversity of each child. In every debated aspects will be emphasized the importance of an educational action based on the valorization of the pedagogical differentiation.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15998
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_Valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens_Sara Rodrigues_Mestrado Pré-pri_.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open
Capa_Relatório de Estágio_Valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens_Sara Rodrigues_Mestrado Pré-pri_.pdf123 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois