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Title: Modelos de diagnóstico sobre preferências de inovação
Authors: Ribeiro, Gonçalo Madeira
Advisors: Sarkar, Soumodip
Keywords: Inovação
Criatividade
Preferências
Perfis
Estilos de inovação
Pensamento criativo
Climas
Equipas
Innovation
Creativity
Preferences
Profiles
Styles of innovation
Creative thinking
Climates
Teams
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Numa economia global em que é patente a importância da Inovação, pretende-se com este estudo dentro dessa temática, analisar se a preferência de criatividade/inovação que um colaborador tem, influencia directamente a concretização da inovação na sua empresa. Através de uma revisão bibliográfica foram analisados comparados vários modelos, seus principais conceitos de diagnóstico. Foi seleccionado o modelo de William Miller, “Innovation Styles Profile” no que diz respeito à preferência de inovação. No que diz respeito à caracterização da empresa no âmbito da inovação, foi seleccionado o questionário de Soumodip Sarkar. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso, foram efectuados os questionários e recolhidos os dados primários de 45 empresas, e 190 colaboradores. Utilizaram-se 1.023 dados secundários, para se obter uma amostra Nacional de Preferências de Inovação. Conclui-se que as empresas consideram muito importante o investimento em novas ideias e produtos novos, de forma a manterem-se competitivas. Que na amostra seleccionada existe uma oposição das preferências de Inovação entre os Estilos Visionários e Experimentadores. Que no âmbito dos resultados acumulados Nacionais o estilo dominante foi o Modificador; ABSTRACT: In a global economy where it is evident the importance of innovation, the aim of this study was within this theme, consider the preference of creativity and innovation that an employee has, directly influences the achievement of innovation in his company. Through a literature review, we analyzed and compared various models, their main concepts of diagnosis. It was selected the model of William Miller, "Innovation Styles Profile" regarding to the preference for innovation. Regarding the characterization of the company in innovation, the questionnaire, selected was from Soumodip Sarkar. We used the methodology of case study; the questionnaires were made and collected the primary data from 45 companies and 190 employees. We used 1023 data side, to obtain a sample of National Preferences Innovation. It´s concluded that the companies consider it very important, the investment in new ideas and new products in order to remain competitive. In the sample selected there is an opposition between the preferences of Innovation Styles, Visionaries and Experimenters. In the National sample the dominant style was the Modifier.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15693
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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