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http://hdl.handle.net/10174/15384
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Title: | Competências de cooperação: estudo das percepções de coordenadores de equipas de trabalho |
Authors: | Mendes, Bábara Ferreira Tavares |
Advisors: | Santos, Nuno Manuel Gameiro Rebelo dos |
Keywords: | Cooperação Competência Competências de cooperação Desenvolvimento de competências Cooperation Competence Cooperation competencies Competencies development |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo apresenta a percepção de coordenadores de equipa quanto
às competências necessárias em situações de cooperação. Trata-se de um estudo
qualitativo fenomenológico com a participação de 28 pessoas que ocupam ou já
ocuparam cargos de coordenação, gestão, ou liderança, com pelo menos cinco anos
de experiência profissional, aos quais foi feita uma entrevista. Os dados recolhidos
demonstram que ser cooperante depende não só de competências como também de
atributos individuais, que se distribuem em três dimensões: individual, relacional e
contextual. As competências mais referidas foram trabalho de equipa, competências
de comunicação e competências relacionais. Os atributos individuais mais referidos
foram características pessoais, abertura, e disponibilidade e envolvência. Estas
competências podem ser desenvolvidas principalmente através de técnicas de gestão,
educação e formação, e motivação e incentivo; ABSTRACT: This study presents the team coordinators’ perception of the need
competencies in cooperation situations. It’s a phenomenological qualitative study with
the participation of 28 individuals who hold or have held positions of coordination,
management or leadership, with at least five years of professional experience, which
was made an interview. The data collected show that be cooperative not depends only
of competencies as well as individual attributes, which are distributed in three
dimensions: individual, relational and contextual. The competencies more mentioned
were teamwork, communication skills and relational skills. The individual attributes
more mentioned were personal characteristics, openness, and availability and
involvement. These competencies can be developed mainly through management
techniques, education and training, and motivation and encouragement. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15384 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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