|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14814
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia |
Authors: | Franco, António Manuel Lanita |
Advisors: | Pomar, Clarinda de Jesus Banha |
Keywords: | Prática de ensino supervisionada Educação física Ensino básico Ensino secundário Relatório de estágio Ensino-aprendizagem Supervised teaching practice Physical education Basic education Secondary education Stage report Teaching-learning |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório de natureza descritiva e reflexiva envolve as atividades
desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no ano letivo 2011/2012,
na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia.
Este pretende apresentar as experiências vividas, que decorreram da operacionalização
das competências pedagógicas, didáticas e formativas, consubstanciadoras dos
objetivos formulados, estratégias e opções seguidas, metas alcançadas. E estas
devidamente acompanhadas de reflexões e análises decorrentes de todo o processo
metodológico desenvolvido com duas turmas da instituição, respetivamente, do 3º CEB
(7º ano) e Ensino Secundário (10º ano).
As questões relacionadas com a prática pedagógica visaram focalizar modelos reflexivos
e de investigação que a procuraram fundamentar cientificamente, nas diferentes
componentes, com o intuito de melhorar competências profissionais e pessoais.
Este composto pelas diferentes dimensões, resultou numa experiência formativa de
assinalável relevância, permitindo-me desenvolver e aplicar novos conhecimentos, que
resultaram numa maior eficácia do processo de ensino e aprendizagem; ABSTRACT: The present report of deceptive and reflective nature involves the activities that were
developed along the supervised teaching practice, during the 2011/2012 school year, in
Diogo de Gouveia Secondary/3rd Cycle School in Beja.
The purpose of this report is presenting the learned experiences that were result from
the operalization of pedagogical, teaching and training skills. Those of three mentioned
skills are consubstantiate of formulated objectives, strategy and taken options,
achievements and those duly accompanied by reflections and analysis deriving from all
methodological process developed with two classes from this School. Those two classes
are from 7th and 10th grades.
The questions that are related from the pedagogical practice were aimed to focus in
reflective and investigation models. Those models were intended to substantiate
scientifically the pedagogical practice in all the different components with the intention
to improve professional and personal skills.
This, constituted by the different dimensions, resulted in a remarkable relevance of
training experience, allowing me to develop and apply new knowledge, which resulted
in a bigger effectiveness of teaching and learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14814 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|