Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14799

Title: Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário
Authors: Caçador, Regina Maria Bosa
Advisors: Costa, Paulo Jaime Lampreia
Keywords: Aluno
Professor
Ensino-aprendizagem
Competências
Formação
Student
Teacher
Teaching and learning
Skills
Training
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Vários factores concorrem para que o processo de ensino aprendizagem se realize plenamente: um aluno predisposto a aprender, um professor conhecedor e informado acerca dos documentos orientadores da prática lectiva, capaz de pôr em prática metodologias de trabalho, estratégias de actuação pedagógica que vão ao encontro desse fim e condições materiais e físicas propícias à efectivação desse mesmo processo. Neste relatório, procurar-se-á espelhar criticamente todo o trabalho realizado ao longo do ano lectivo de 2010/2011, mediante a descrição e reflexão em torno a cinco âmbitos: enquadramento teórico; planificação, condução e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; e desenvolvimento profissional. Todas estas áreas se conjugam e interligam para que seja possível a aquisição de competências linguísticas e socioculturais do educando, ou seja, para que se potencie o desenvolvimento pleno do aluno; ABSTRACT:Several aspects are necessary to make possible the learning and teaching process: a student who is determined to learn, a teacher who is informed and aware of the documents that guide the learning activity, capable of mastering teaching methods and pedagogical strategies, as well as physical and material conditions. In this report, we intend to show critically the work done throughout the school year of 2010/2011, describing and reflecting on five main issues: a theoretical approach on education; the planning, conduction and evaluation of the learning process; the analysis of the teaching practice; participation in school life and activities; and professional development. All this areas are gathered together to enable the acquisition of linguistic, social and cultural skills by the students enhancing their full development.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14799
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
relatório_PES_CD.docx134.3 kBMicrosoft Word XMLView/Open
10_auto-av.doc131.5 kBMicrosoft WordView/Open
9_teste_av_sumativa.doc10.46 MBMicrosoft WordView/Open
8_Grelha_av_oral.doc119.5 kBMicrosoft WordView/Open
8_Descritores_av_oral.doc59.5 kBMicrosoft WordView/Open
7_av_final.docx27.82 kBMicrosoft Word XMLView/Open
6_Ficha_observ_aula.doc125 kBMicrosoft WordView/Open
5_critérios.doc142 kBMicrosoft WordView/Open
4_Plano_de_aula.docx114.27 kBMicrosoft Word XMLView/Open
3_Planificação_7ºano.doc176 kBMicrosoft WordView/Open
2_diagnóstico_7º.doc940 kBMicrosoft WordView/Open
1_Ficha do aluno_inquérito.doc128 kBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois