Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14799
|
Title: | Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário |
Authors: | Caçador, Regina Maria Bosa |
Advisors: | Costa, Paulo Jaime Lampreia |
Keywords: | Aluno Professor Ensino-aprendizagem Competências Formação Student Teacher Teaching and learning Skills Training |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Vários factores concorrem para que o processo de ensino aprendizagem se realize plenamente: um aluno predisposto a aprender, um professor conhecedor e informado acerca dos documentos orientadores da prática lectiva, capaz de pôr em prática metodologias de trabalho, estratégias de actuação pedagógica que vão ao encontro desse fim e condições materiais e físicas propícias à efectivação desse mesmo processo. Neste relatório, procurar-se-á espelhar criticamente todo o trabalho realizado ao longo do ano lectivo de 2010/2011, mediante a descrição e reflexão em torno a cinco âmbitos: enquadramento teórico; planificação, condução e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; e desenvolvimento profissional. Todas estas áreas se conjugam e interligam para que seja possível a aquisição de competências linguísticas e socioculturais do educando, ou seja, para que se potencie o desenvolvimento pleno do aluno; ABSTRACT:Several aspects are necessary to make possible the learning and teaching process: a student who is determined to learn, a teacher who is informed and aware of the documents that guide the learning activity, capable of mastering teaching methods and pedagogical strategies, as well as physical and material conditions. In this report, we intend to show critically the work done throughout the school year of 2010/2011, describing and reflecting on five main issues: a theoretical approach on education; the planning, conduction and evaluation of the learning process; the analysis of the teaching practice; participation in school life and activities; and professional development. All this areas are gathered together to enable the acquisition of linguistic, social and cultural skills by the students enhancing their full development. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14799 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|