Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14618
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz |
Authors: | Correia, António Joaquim Pinto |
Advisors: | Pomar, Clarinda de Jesus Banha |
Keywords: | Ensino básico Ensino secundário Educação física Prática de ensino supervisionada Elementary education Secondary education Physical education Supervised teaching practice |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente documento pretende relatar os procedimentos efetuados ao longo da Prática
de Ensino Supervisionada, na disciplina de Educação Física, realizada na Escola
Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz no ano letivo 2011/2012. Pretende, ainda
refletir criticamente sobre todos os procedimentos, decisões e comportamentos no
âmbito do processo ensino-aprendizagem e participação na escola.
A PES desenvolveu-se numa turma de 9º ano e outra turma de 12º ano, abrangendo
assim dois ciclos de ensino. Neste trabalho será exposta a aplicação prática de todos os
conhecimentos adquiridos anteriormente, apesar das necessárias adaptações e
ajustamentos ao contexto escolar específico. Serão abordados os aspetos teóricos
fundamentais no processo ensino-aprendizagem, conceitos, metodologias de
intervenção, atitudes e dificuldades sentidas.
Com este estudo pretendemos revelar as dificuldades sentidas na aplicação dos
conhecimentos, quer a nível individual, quer por limitações contextuais do meio
envolvente. Contudo pretendemos demonstrar que, e apesar de algumas dificuldades, é
possível desenvolver na escola um trabalho útil na valorização das aprendizagens dos
alunos; ABSTRACT: The present document intends to relate the procedures taken along the STP on the
subject of physical education in the Rainha Santa Isabel secondary school in Estremoz
on the school year of 2011/2012. It also pretends to reflect critically about all the
procedures decisions and behaviours in the learning-teaching process and participation
in the school.
The STP was developed in a 9 grade class and in a 12 grade class to cover two teaching
cycles. In this work will be exposed the practical application of all acquirements
previously acquired, despite the necessary adaptations and adjustments to the specific
academic context. Will be covered the fundamental theoretical aspects in the learningteaching
process concepts interventional methodologies attitudes and difficulties felt.
With this study we want to reveal the difficulties felt in the application of the
acquirements, either individually or contextual limitations of the surrounding
environment. However, we want to show that and despite some difficulties it is possible
to develop in the school a useful work in the valorisation of the students learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14618 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|