Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14618

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz
Authors: Correia, António Joaquim Pinto
Advisors: Pomar, Clarinda de Jesus Banha
Keywords: Ensino básico
Ensino secundário
Educação física
Prática de ensino supervisionada
Elementary education
Secondary education
Physical education
Supervised teaching practice
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente documento pretende relatar os procedimentos efetuados ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Educação Física, realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz no ano letivo 2011/2012. Pretende, ainda refletir criticamente sobre todos os procedimentos, decisões e comportamentos no âmbito do processo ensino-aprendizagem e participação na escola. A PES desenvolveu-se numa turma de 9º ano e outra turma de 12º ano, abrangendo assim dois ciclos de ensino. Neste trabalho será exposta a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos anteriormente, apesar das necessárias adaptações e ajustamentos ao contexto escolar específico. Serão abordados os aspetos teóricos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, conceitos, metodologias de intervenção, atitudes e dificuldades sentidas. Com este estudo pretendemos revelar as dificuldades sentidas na aplicação dos conhecimentos, quer a nível individual, quer por limitações contextuais do meio envolvente. Contudo pretendemos demonstrar que, e apesar de algumas dificuldades, é possível desenvolver na escola um trabalho útil na valorização das aprendizagens dos alunos; ABSTRACT: The present document intends to relate the procedures taken along the STP on the subject of physical education in the Rainha Santa Isabel secondary school in Estremoz on the school year of 2011/2012. It also pretends to reflect critically about all the procedures decisions and behaviours in the learning-teaching process and participation in the school. The STP was developed in a 9 grade class and in a 12 grade class to cover two teaching cycles. In this work will be exposed the practical application of all acquirements previously acquired, despite the necessary adaptations and adjustments to the specific academic context. Will be covered the fundamental theoretical aspects in the learningteaching process concepts interventional methodologies attitudes and difficulties felt. With this study we want to reveal the difficulties felt in the application of the acquirements, either individually or contextual limitations of the surrounding environment. However, we want to show that and despite some difficulties it is possible to develop in the school a useful work in the valorisation of the students learning.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14618
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório PES António Correia SET. 2012.pdf798.21 kBAdobe PDFView/Open
Capa e folha de rosto de relatorio PES.pdf71.52 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois