Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13042

Title: Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada
Authors: Ribeiro, Sónia Cristina Ramalho de Almeida
Advisors: Costa, Paulo Jaime Lampreia
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório alusivo à Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante da Unidade Curricular com o mesmo nome, do Mestrado em Ensino de Português no 3ºCiclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, pretende dar a conhecer, não só o trabalho desenvolvido e a reflexão desencadeada nesse sentido, durante a docência de espanhol 11 iniciação, na Escola Secundária Amato Lusitano, no ano letivo 2011-2012, mas também elucidar sobre todas as vertentes que confluíram para a sua efetivação, desde os estudos realizados sobre o ensino em geral e do espanhol em particular, os percursos pedagógicos e didáticos publicadas a esse respeito, bem como as orientações normativas, em vigor ou revogadas, mas preponderantes para compreender o que poderão ser as melhores práticas de ensino. Assim, cada capítulo deste relatório ocupa-se de cinco áreas fundamentais para a sua organização e completude, nomeadamente: Preparação científica, pedagógica e didática; Planificação e condução das aulas e avaliação das aprendizagens; Análise da prática de Ensino; Participação na escola e Desenvolvimento profissional; ABSTRACT: REPORT OF THE SUPERVISED TEACHING PRACTICE This report concerning the Supervised Teaching Practice, which integrates the curricular unit with the same name, included in the Mestrado em Ensino de Português no 3ºCiclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, aims to present not only the work developed and the reflection triggered in that way, while teaching Spanish 11-iniciação, at Escola Secundária Amato Lusitano, in 2011-2012 school year, but also clarifies all aspects which led to its effectiveness, from the studies carried out on teaching in general and Spanish in particular, the pedagogical and didactic paths published on this regard, as well as the regulatory guidelines, in force or repealed, but prevalent to understand what may be the best teaching practices. Thus, each chapter of this report addresses five key areas for its organization and completeness, namely: Preparação científica, pedagógica e didática; Planificação e condução das aulas e avaliação das aprendizagens; Análise da prática de Ensino; Participação na escola e Desenvolvimento profissional.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13042
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório PES - Sónia Ribeiro.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois