Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12968
|
Title: | A importância do ozono e de outros filtros solares: uma abordagem experimental |
Authors: | Moio, Maria Manuela de Lemos |
Advisors: | Figueiredo, Margarida Rosário D. Terraço |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho centra-se na promoção do conhecimento e mudança de atitudes dos alunos relativamente à radiação solar, reconhecendo a importância do ozono e de outros filtros solares como escudos protetores contra a radiação ultravioleta.
O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, com um grupo de alunos de 11º ano de escolaridade, inscritos na disciplina de Física e Química A. A estratégia utilizada baseou-se na realização de atividades experimentais, selecionadas de modo a permitir um ensino da disciplina que contemple abordagens das vertentes Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
A metodologia utilizada foi o Inquérito por questionário. Os dados foram obtidos através de um pré-teste e de um pós-teste e a partir da análise das respostas dos alunos às questões-problema relativas às atividades experimentais realizadas.
Os resultados obtidos permitiram verificar melhorias na atitude dos alunos e nos seus conhecimentos sobre o tema que foi objeto de estudo; ABSTRACT:
The importance of the ozone and other solar filters – an experimental approach
This work is focused on the promotion of knowledge and the change of students’ attitudes towards solar radiation, acknowledging the importance of the ozone and other solar filters as protective shields against ultraviolet radiation.
The study was carried out in the School Grouping of Reguengos de Monsaraz with a group of 11th form students, enrolled in the subject of Physics and Chemistry A. The strategy used was based on the performance of experimental activities, selected in order to allow a teaching of the subject encompassing approaches of the Science, Technology, Society and Environment areas.
The methodology used was the enquire by questionnaire. The data were obtained through a pre-test and a post-test and the analysis of the students’ answers to the problem-questions related to the experimental activities performed.
The achieved results allowed to find out improvements in the students’ attitudes and their knowledge about the studied theme. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12968 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|