Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12567

Title: A intervenção no território, na política e no ensino técnico dos engenheiros portugueses formados na École des ponts et chaussés de Paris na 1ª metade do século XIX
Authors: Matos, Ana Cardoso de
Editors: GESTEIRA, Heloísa
MARINHO, Pedro
CAROLINO, Luis Miguel
Keywords: Engenheiros
Obras Públicas
Escolas de engenharia
Transferência de Tecnologia
Mobilidade de expert
Circulação de conhecimentos
Issue Date: 2014
Publisher: Paz & Terra
Citation: Ana Cardoso de Matos, “A intervenção no território, na política e no ensino técnico dos engenheiros portugueses formados na École des ponts et chaussés de Paris na 1ª metade do século XIX”. IN GESTEIRA, Heloísa, MARINHO Pedro, CAROLINO, Luis Miguel (ed.), Formas e representações do Império. Ciência, tecnologia e política, séculos XVI-XIX, Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 2014, pp. 435-468.
Abstract: Neste texto analisamos o papel que os engenheiros portugueses que completaram a sua formação na École de Ponts et Chaussés de Paris durante a primeira metade do século XIX tiveram nos vários campos acima referidos até a instituição em Portugal da Regeneração, sistema político que se iniciou em 1851. A razão de fazermos incidir o nosso estudo sobre esse período prende-se, por um lado, ao facto de considerarmos que os engenheiros formados naquela escola até 1851 contribuíram de forma significativa para tentar introduzir nas escolas de engenharia criadas em Portugal na década de 1830 um novo modelo de formação de engenheiros baseado na École des Ponts et Chaussées. Por outro lado, prende-se ao facto de esses engenheiros terem contribuído para integrar Portugal no espaço transnacional europeu de ponts et chaussées e terem tido um papel importante na implantação em Portugal de um modelo de organização do território em que as obras públicas eram determinantes. A ação desses engenheiros nas obras públicas, nas estruturas políticas administrativas do Estado ou no ensino prolongou-se pela segunda metade do século e passou a contar com o contributo de um novo contingente de engenheiros formados também na École de Ponts et Chaussées.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12567
ISBN: 978-85-7753-287-2
Type: bookPart
Appears in Collections:HIS - Publicações - Capítulos de Livros
CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Formas do Império Índice e resumo Texto Ana Cardoso de Matos.pdf210.88 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois