Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12439

Title: Agricultura de precisão em pastagens: dez anos de avaliação e demonstração de tecnologias para fertilização diferenciada
Authors: Serrano, João
Marques da Silva, José
Shahidian, Shakib
Peça, José
Carvalho, Mário
Keywords: Agricultura de Precisão
Pastagens
Issue Date: 2-Oct-2014
Citation: Serrano, J., Marques da Silva, J., Shahidian, S., Peça, J., Carvalho, M. (2014). Agricultura de precisão em pastagens: dez anos de avaliação e demonstração de tecnologias para fertilização diferenciada. In: Agricultura de Precisão, conferência promovida pela Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP), Lisboa, 02 de outubro.
Abstract: A importância das pastagens permanentes no mundo justifica o interesse na aplicação de novas tecnologias que facilitem e promovam a sua gestão sustentada. A recolha de grande diversidade de informação ao longo de dez anos, no âmbito do levantamento da variabilidade do solo e da pastagem e da organização georreferenciada da informação, permitiu a análise da dinâmica dos fluxos de nutrientes no solo nas condições do ecossistema Mediterrânico de pastagem pastoreada. Esta dinâmica constitui um pilar fundamental para o cálculo dos balanços de nutrientes e para apoio à tomada de decisão no que concerne à aplicação diferenciada de fertilizantes. O estudo realizado pela equipa de Agricultura de Precisão da Universidade de Évora nesta área teve início no âmbito de um projeto de Desenvolvimento Experimental e Demonstração (DE&D) financiado entre 2004 e 2007 pelo programa AGRO (AGRO-390- "Demonstração de tecnologias de aplicação diferenciada de fertilizantes e de sementes no melhoramento de pastagens no Alentejo"). Este trabalho teve continuidade no período entre 2007 e 2013, por financiamento da FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia através do centro de investigação ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas).
URI: http://hdl.handle.net/10174/12439
Type: lecture
Appears in Collections:ERU - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2014_JS_Resumo_APpastagens_Conferência_SCAP.pdf6.46 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois