Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12197

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens
Authors: Coelho, Verónica Fernandes
Advisors: Folque, Maria Assunção
Costa, Maria Conceição Leal da
Keywords: Educador/professor
Pré-escolar
1º ciclo
Aprendizagem
Educator/teacher
Preschool
Basic education
Learning
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho relata a forma como vivi a Prática de Ensino Supervisionada (PES), referindo as evoluções feitas por mim e pelos grupos. Através deste relatório pretendo realçar o papel do professor e a necessidade de ver as crianças/alunos como seres ativos e construtivos das próprias aprendizagens, respeitando e ouvindo a ideais prévias que as crianças/alunos apresentam. Este relatório organiza-se em seis capítulos realçando o que considero terem sido os aspetos mais importantes durante a PES. O primeiro capítulo retrata o que é ser educador/professor. Do segundo ao quarto capítulo refiro as principais características das instituições e dos grupos, assim como as aprendizagens ocorridas durante a PES. O quinto capítulo descreve a aprendizagem realizada através da utilização das “Cem linguagens”. Por fim, o sexto capítulo consiste numa análise sobre as minhas práticas, e qual a essência do caderno de formação para a minha formação; ### Abstract: The following report describes my experiences during the Supervised Teaching Practice (PES). It reflects how I felt the improvements on myself and on the school groups. With this report I intend to show some of the teacher’s roles and why they need to see children/students as active and constructive beings, by listening and respecting their ideas. The present report has six chapters, on which I describe the most relevant aspects during the project. The first chapter focuses the role of educators and teachers. From the second to the fourth chapter I’ll describe the environment felt on schools and between school groups, as well as the main learning experiences obtained by students and me during the PES. The fifth chapter describes the learning through the use of the "hundred languages". Finally, chapter six reflects my personal opinion concerning my work. It shows also the importance of the terms of training for my progress as future teacher.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12197
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Universidade de Évora-capa e capa de rosto.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open
capa para o trabalho.pdf191.43 kBAdobe PDFView/Open
Agradecimentos..pdf259.49 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois