Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12167

Title: Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso
Authors: Pires, Ana Isabel Trigacheiro
Advisors: Ramos, José Luís
Keywords: Coordenador TIC
Integração das tecnologias da informação e comunicação
Organização da escola
Recursos utilizados pelos professores
Planeamento tecnológico e suporte técnico
ICT coordinator
ICT integration
School organization
Resources used by teachers
Technological planning and technical support
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente dissertação aborda o desenvolvimento de uma investigação que tem como principal objetivo analisar o papel da Equipa do Plano Tecnológico da Educação (PTE), para uma melhor compreensão da sua missão, numa escola secundária da região Alentejo, através da utilização da metodologia de estudo de caso. No estudo procura-se compreender o seu papel, identificando as áreas de ação e os modos de organização da Equipa. Neste contexto, o que se estuda é a realidade da escola e o papel da tecnologia nesta organização, ao nível do PTE, da gestão dos recursos, da visão que a escola tem sobre as tecnologias, o seu projeto educativo e outros instrumentos de planeamento e gestão. Um outro aspeto a ter em consideração é o estudo de como é feita a manutenção e suporte técnico na escola, assim como as estratégias utilizadas pelos professores no uso das tecnologias; ### ABSTRACT: The current dissertation approaches a research development intending to analyse the role of the Team of the Technological Education Plan aimed to better understand their mission at a secondary school in the Alentejo area. By using the methodology of case study we attempt to realize their role through action fields and the Team’s ways of organization. Within this context we study the school reality and the role of technology within this organization at the level of the Technological Education Plan, resource management, the school insight on technologies, its educational project, and other planning and management tools. Another aspect to be taken into account is the study of how the maintenance and technical support are working at school as well as strategies implemented by teachers on using technologies.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12167
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Apresentação_dissertação.zip475.91 kBZipView/Open
EntrevistasFocusGroupPTE.zip70.02 MBZipView/Open
DissertaçãoFINALAnaPires.pdf4.05 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois