Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12031

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - O diário gráfico: registos bio - gráficos: o seu papel na definição e registo da identidade plástica e vivencial do aluno
Authors: Bacalhau, Daniela Cristina Anico Gazimba
Advisors: Charréu, Leonardo
Keywords: Desenho
Diário gráfico
Identidade
Auto conhecimento
Biografia
Drawing
Graphic diary
Identity
Self-Knowledge
Biography
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório procura espelhar parte do percurso formativo efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e Secundário. Para corresponder a este propósito, balizamo-nos entre dois registos: a dimensão de relato e da reflexão. Nesse sentido, orientámos o relato para a descrição dos contextos que vivenciámos, e a reflexão para a análise dos mesmos e da questão de fundo que escolhemos abordar na nossa expe-riência formativa: O papel do auto conhecimento do aluno enquanto indivíduo (para uma pedagogia orientada para a valorização das identidades individuais no contexto educativo atual). Assim sendo, este relatório estrutura-se com base nas respetivas contextualizações inerentes aos grupos com que nos deparámos, e onde nos fomos inserindo, as escolas que nos receberam, bem como com toda a articulação que esteve presente no nosso percurso da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Comporta ainda a descrição dos projetos efetuados no âmbito das disciplinas de Desenho A e de Educação Visual, tendo como pano de fundo, a exploração de caminhos condu-centes a uma prática gráfica regular no Diário Gráfico, “recorrendo” ao próprio aluno e ao seu património identitário, para a definição dos seus Registos Bio-Gráficos; Abstract: The present paper pretends to reflect part of the formative path made in the Teaching of Visual Arts in 3º grade and high school ambit. To correspond to this purpose, we defined two registers: the report and the reflection dimen-sions. In this sense, we focus our report to describe the lived context, and the reflection to analyze them as the fund that we chose to approach in our formative experience: the significance of the self-knowledge of the student as an individual (to a pedagogic focused towards the value of individual identities in our education contemporary context). Therefore, this paper structures itself on the corresponding contexts of the groups that we faced, and where we are located, in the schools that received us, as well as all the articulation present in our PES (Supervised educative practice) path. This paper simultaneous imply the description of the projects that took place in a Drawing A and Visual Education classes, having as roll scenery the exploration of ways that lead to regular practice in The Graphic Diary, recurring to the student/individual himself and his identity patrimony, with the aim of defining his own Bio-Graphic Registers.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12031
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Apêndice_O_Planificação das 2 aulas observadas_ESGP.zip349.18 kBZipView/Open
Apêndice_N_ Planificação das 2 aulas observadas_ EBAR.zip707.54 kBZipView/Open
Apêndice_R_Trabalhos dos alunos 10ºJ.zip779.08 kBZipView/Open
Apêndice_Q_ Fotografias do ambiente de sala de aula_2ª e 3ªsessõ.zip455.66 kBZipView/Open
Apêndice_P_Fotografias do ambiente de sala de aula_2ª sessão_ ES.zip473.02 kBZipView/Open
Apêndice_M_ Workshop de encadernação_fotografias e divulgação.zip1.25 MBZipView/Open
Apêndice_L_Técnica do stencil_exemplificação.zip303.78 kBZipView/Open
Apêndice_K_ Fichas de apreciação das atividades desenvolvidas.zip562.96 kBZipView/Open
Apêndice_J_ Powerpoint 2º sessão EBAR.zip35.55 MBZipView/Open
Apêndice_I_ Unidade de Trabalho.zip3.08 MBZipView/Open
Apêndice_H_ Trabalho de Marjane Satrapi.zip610.64 kBZipView/Open
Apêndice_G_ Powerpoint 2ª sessão ESGP.zip23 MBZipView/Open
Apêndice_F_Maquetas da construção dos livros.zip320.03 kBZipView/Open
anexos finais.zip8.63 MBZipView/Open
Relatório PES (2011_12).pdf3.12 MBAdobe PDFView/Open
apendices finaisA.zip72.29 MBZipView/Open
Apêndice_S_Trabalhos dos alunos 9ºC.zip677.78 kBZipView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois