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http://hdl.handle.net/10174/12031
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Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - O diário gráfico: registos bio - gráficos: o seu papel na definição e registo da identidade plástica e vivencial do aluno |
Authors: | Bacalhau, Daniela Cristina Anico Gazimba |
Advisors: | Charréu, Leonardo |
Keywords: | Desenho Diário gráfico Identidade Auto conhecimento Biografia Drawing Graphic diary Identity Self-Knowledge Biography |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório procura espelhar parte do percurso formativo efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e Secundário. Para corresponder a este propósito, balizamo-nos entre dois registos: a dimensão de relato e da reflexão.
Nesse sentido, orientámos o relato para a descrição dos contextos que vivenciámos, e a reflexão para a análise dos mesmos e da questão de fundo que escolhemos abordar na nossa expe-riência formativa:
O papel do auto conhecimento do aluno enquanto indivíduo (para uma pedagogia orientada para a valorização das identidades individuais no contexto educativo atual).
Assim sendo, este relatório estrutura-se com base nas respetivas contextualizações inerentes aos grupos com que nos deparámos, e onde nos fomos inserindo, as escolas que nos receberam, bem como com toda a articulação que esteve presente no nosso percurso da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Comporta ainda a descrição dos projetos efetuados no âmbito das disciplinas de Desenho A e de Educação Visual, tendo como pano de fundo, a exploração de caminhos condu-centes a uma prática gráfica regular no Diário Gráfico, “recorrendo” ao próprio aluno e ao seu património identitário, para a definição dos seus Registos Bio-Gráficos; Abstract:
The present paper pretends to reflect part of the formative path made in the Teaching of Visual Arts in 3º grade and high school ambit.
To correspond to this purpose, we defined two registers: the report and the reflection dimen-sions. In this sense, we focus our report to describe the lived context, and the reflection to analyze them as the fund that we chose to approach in our formative experience: the significance of the self-knowledge of the student as an individual (to a pedagogic focused towards the value of individual identities in our education contemporary context). Therefore, this paper structures itself on the corresponding contexts of the groups that we faced, and where we are located, in the schools that received us, as well as all the articulation present in our PES (Supervised educative practice) path.
This paper simultaneous imply the description of the projects that took place in a Drawing A and Visual Education classes, having as roll scenery the exploration of ways that lead to regular practice in The Graphic Diary, recurring to the student/individual himself and his identity patrimony, with the aim of defining his own Bio-Graphic Registers. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12031 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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