Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11771

Title: Informação, conhecimento e serviço público: um estudo de caso exploratório com contributos para a gestão da informação e do conhecimento na Câmara Municipal de Viseu.
Authors: Vasques, Sofia
Borges, Maria Manuel
Freitas, M. Cristina V. de
Keywords: Classificação Arquivística
Gestão do Conhecimento
Modernização Administrativa
Organismos Públicos Portugueses
Portais Corporativos
Issue Date: 2013
Publisher: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Citation: Vasques, Sofia, Borges, Maria Manuel, & Freitas, M. Cristina V. de. (2013). Informação, conhecimento e serviço público: um estudo de caso exploratório com contributos para a gestão da informação e do conhecimento na Câmara Municipal de Viseu. In Francisco A. S. de Almeida, Armando Malheiro da Silva, Mário J. B. Franco, & Carla C. de Freitas (Orgs.), Educação, gestão da informação e sustentabilidade. (cap. 10, pp. 213-246). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Abstract: A “Sociedade da Informação e do Conhecimento” colocou às organizações novos desafios e a necessidade de mudança e inovação contínuas, revelando-se vital a sua capacidade para a criação, armazenamento, disseminação e utilização do Conhecimento, e a integração, nesse processo, de pessoas e de tecnologias da informação. Verifica-se que a Informação e o Conhecimento se apresentam como recursos fundamentais para a competitividade das organizações. É neste contexto que surge a Gestão do Conhecimento, inicialmente estudada e aplicada do ponto de vista empresarial, mas que cada vez mais integra os projetos das instituições públicas, progressivamente mais atentas à modernização administrativa e à satisfação dos seus clientes. O estudo que se apresenta visa identificar as premissas da Gestão do Conhecimento; analisar o impacto das práticas de modernização administrativa e da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Câmara Municipal de Viseu; e apresentar propostas que integrem e potencializem as ferramentas existentes, e que constituam o ponto de partida para uma nova abordagem da Gestão da Informação e do Conhecimento na organização, a saber: a criação de um portal corporativo, que congregue os vários instrumentos colaborativos identificados; a constituição de uma unidade de missão para a gestão do arquivo corrente e a elaboração de um plano de classificação parcial, ao nível da macroestrutura, que estabelece as subclasses e as séries documentais da classe “Licenciamentos”.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11771
ISBN: 978-972-8932-99-2.
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Freitas_cap_livro_2_2013.pdf914.41 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois