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Title: A consciência sintáctica na aprendizagem da leitura: contributo para o estudo das dificuldades em leitura
Authors: Trindade, Maria de Nazaret Barrancos Barradas de Sousa
Advisors: Cary, Maria da Luz
Rebelo, Dulce
Keywords: Aprendizagem da leitura
Educação
Ensino/aprendizagem
Issue Date: 1997
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O processo de ensino/aprendizagem de uma língua situa-se normalmente num contexto donde emergem várias questões a que é preciso responder. A primeira remete-nos para os objectivos que devem nortear o ensino: deverá ser a tradução, a escrita ou a leitura, ou ainda outro tipo de competência? Um outro tipo de interrogação a que é necessário dar resposta prende-se com a caracterização da própria natureza da língua, porque isso vai afectar, necessariamente, o método de ensino a utilizar. Obrigatório se torna, igualmente, decidir a que deve obedecer a selecção dos conteúdos linguísticos a ensinar, bem como os princípios organizadores e a sequência a ser seguida de forma a facilitara sua aprendizagem. É importante também decidir qual o papel da língua-mãe do aluno na aprendizagem de uma segunda língua e quais as estratégias e actividades que melhores garantias de sucesso oferecem, nas circunstâncias em que o processo se vai desenrolar. É preciso notar que, consoante o posicionamento que tomarmos relativamente aos pontos enunciados, assim é o tipo de método de ensino da língua que elegeremos e também que esses itens se organizam hierarquicamente, sendo a caracterização da natureza da língua um dos aspectos mais influentes no conjunto de decisões a tomar. Segundo Anthony (1963) há, pelo menos, três diferentes perspectivas teóricas da língua e sua natureza que subjazem aos métodos de ensino das mesmas. São elas as perspectivas estrutural, fincional e inleraccional. A primeira considera a língua como um sistema formado por elementos estruturalmente relacionados destinados a codificar o significado, pelo que a aprendizagem da língua-alvo é encarada como o domínio dos elementos desse sistema. Estão nesta linha, nomeadamente, os métodos oral e audio-oral. A perspectiva funcional considera que a língua é o veículo através do qual se processa a expressão do significado funcional. É assim uma perspectiva que acentua as dimensões semântica e comunicativa da língua, secundarizando a gramatical. A abordagem comunicativa do ensino das línguas situa-se nesta linha. A perspectiva interaccional considera que a língua é o veículo privilegiado para a realização de relações interpessoais e interacções sociais entre os indivíduos. O "Community Language Learning", não tanto no modelo desenvolvido por Curran (1976) mas da perspectiva defendida por La Forge (1975, 1983) baseia-se nesta forma de encarar a língua: "Language is people; language is persons in contacta Iânguage is persons in response" (La Forge, 1983, p.9) A proliferação de métodos que caracteriza o campo do ensino das línguas se, por um lado, representa uma riqueza de opções à disposição do profissional que lhe permite diversificar, enriquecer e melhorar o seu ensino, por outro, reveste uma faceta ameaçadora ou, pelo menos, desconfortável de demasiada abundância na oferta o que gera confusão e dificulta a escolha. Esse desconforto e confusão são, naturalmente, mais sentidos por aqueles que estão em início de carreira, daí ser importante recolher informação susceptível de esclarecer o nível de perturbação que os aflige, por vezes sem que de tal se apercebam, e daí retirar as ilações adequadas. Antes de iniciarmos o processo de apresentação do instrumento de recolha de informação que utilizámos, forçoso se torna fornecer algumas explicações relativamente à metodologia utilizada neste estudo exploratório. Trata-se de um estudo de casos, opção que se prende com a dimensão do estudo, com o número de casos que constituem a amostra, com a incidência regional do estudo e com o tipo de instrumento utilizado na recolha de dados. Apesar de se tratar de um instrumento não aferido para a população portuguesa, o seu conteúdo pareceu-nos adequado à recolha da informação pretendida, na medida em que os princípios teóricos subjacentes ao ensino das línguas estrangeiras são universais, tendo até sido alvo de recomendações do Conselho da Europa, e também pelo facto de não haver recolha específica de informação condicionada a variáveis contextuais ou culturais, mas de dados eminentemente técnicos. Tentámos reduzir, contudo, o risco da validade através de uma aplicação cuidadosa, conforme descrevemos mais à frente. Explorámos, portanto, o questionário em questão, procurando verificar a qualidade dos resultados a que ele nos permitiu aceder.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11728
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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