Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11551

Title: Banca universitária. Modelo de valorização estratégica: estudo de caso do banco Espírito Santo na universidade de Évora
Authors: Cota, Bruno Miguel Oliveira Almeida Valverde
Advisors: Serrano, António Manuel Soares
Keywords: Estratégia empresarial
Banca universitária
Banco Espírito Santo
Estudo de caso
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: As transformações que têm ocorrido no sector bancário nos últimos anos, fruto da globalização da economia, da desintermediação, da desregulamentação, do aumento da intensidade concorrencial, da evolução do comportamento do consumidor e do desenvolvimento tecnológico, originaram alterações profundas nas estratégias dos bancos. Com estas mutações, o aumento da competitividade, a redução de custos, o desenvolvimento de uma oferta de valor acrescentado, o desenvolvimento de competências de Marketing e Tecnologia, estratégias multi-canal e uma abordagem segmentada, são, cada vez mais, factores críticos de sucesso. Recentemente, verificou-se um acentuar da agressividade por parte das instituições bancárias no que respeita ao segmento jovem. De salientar a crescente aposta no segmento universitário com a recente entrada do Banco Português de Investimento (Protocolo com o Instituto Superior Técnico) e do Banco Comercial Português (Banco Universitário), num mercado que tinha vindo a ser apenas explorado pela Caixa Geral de Depósitos e pelo Banco Espírito Santo. É objecto desta tese determinar o valor estratégico esperado de uma instituição universitária para um banco. Em concreto, através de um estudo de caso – o Banco Espírito Santo na Universidade de Évora –, pretende-se analisar se se justifica o investimento num projecto de banca universitária nessa instituição. Apesar de um estudo de caso não permitir generalizações, pretende-se com este trabalho desenvolver uma metodologia, propondo um modelo de valorização estratégica para a "banca universitária", que possa ser replicado em situações idênticas.### / Abstract - During the last years, the profound changes in the banking sector, as a result of world economic globalisation, desintermediation, deregulation, growth of competivity, evolution of the consumer behaviour and development of new technologies lead to fundamental changes in the strategies of banks. Given these changes, the growth in competitivity, the cost reductions, the development of an added value offer, the development of Marketing and Technology, multi-channel strategies and market segmentation are, more than ever, critical factors to success. Concerning the youth market, over the last year, the growing agressivity of banking institutions was quite visible. We may evaluate their remarkable investment in the university segment by the analysis of the recent entry of Banco Português de Investimento and Banco Comercial Português, in a market that was previously addressed solely by Caixa Geral Depósitos and Banco Espírito Santo. The subject of this essay is to determine the strategic expected value of a University for a Bank. More specific, through a study case – the Banco Espírito Santo in the University of Évora – we want to analyse if it's worth the investment in a project of "university bank" in that institution. Although a study case doesn't allow us generalise, we want through this essay develop one methodology, purposing one model of strategic valuation for the "university bank", which may be used in identical situations.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11551
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bruno Miguel Oliveira Almeida Valverde Cota - 169 748.pdf34.42 MBAdobe PDFView/Open
Bruno Miguel Oliveira Almeida Valverde Cota - Anexos - 169 749.pdfAnexos23.99 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois