Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11515

Title: Formação continuada de professores no Amapá frente às proposições da lei de diretrizes e bases da educação brasileira - 9394/96: ações e percepções
Authors: Vale, Dulcilene Pereira
Advisors: Bonito, Jorge Manuel Rodrigues
Keywords: Formação de professores
Formação continuada
LDB
Lei 9394/96
Professores
Amapá
Teachers education
Continuing education
LDB
Law 9394/96
Teachers
Amapá
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Formação de Professores é significativa e relevante por se tratar de uma questão que sempre se destacou nas reformas educacionais, e no Brasil se intensificou nas duas últimas décadas com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei 9.394/96). Procurando atender a exigência legal, os poderes públicos propuseram várias ações objetivando adequar os professores das séries inicias, do quadro permanente, a legislação em vigor. O texto apresenta esta trajetória no Amapá. Na primeira parte no enquadramento teórico, serão apresentadas as definições de formação continuada e formação inicial, um breve histórico da formação dos profissionais da educação no Brasil, as perspectivas para o futuro e um rápido texto comparativo entre as LDB do Brasil e de Portugal. Na segunda parte os procedimentos metodológicos da pesquisa seguidos da apresentação dos resultados das entrevistas realizadas com os gestores públicos, docentes e professores estaduais, culminando no ultimo capítulo com as considerações finais com sugestões de formação continuada para o futuro e demais sugestões de pesquisas para posterioridade; ### ABSTRACT: Teacher training is meaningful and relevant because it is a question that always stood out in the educational reforms, and Brazil has intensified in the last two decades with the promulgation of the new Law of Directives and Bases of Education - LDB (Law 9.394/96) . Seeking to meet the legal requirement, the government proposed several actions aimed at adapting the teachers of the first grades of permanent staff, the existing legislation. The text presents this history in Amapá. In the first part the theoretical framework will be presented definitions of continuing education and training, a brief history of training of education in Brazil, the prospects for the future and a quick comparison between the text LDB from Brazil and Portugal. In the second part of the research methodological procedures followed by the presentation of the results of interviews with policy makers, teachers and state teachers, culminating in the last chapter with final remarks with suggestions for continuing education for the future and other avenues of research for posterity.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11515
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO mestrado Évora.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois