Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10174/11416

Título: Liderança e cultura organizacional: o impacto da liderança do diretor na(s) cultura(s) organizacional(ais) escolar(es)
Autor(es): Caixeiro, Cristina Maria Bicho Alpalhão
Orientador(es): Verdasca, José Cortes
Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Palavras Chave: Reforma sistema educativo
Cultura organizacional escolar
Liderança escolar
Diretor
Education system
Organizational culture
School leadership
Data: 2014
Editora: Universidade de Évora
Resumo: Liderança e cultura organizacional: O impacto da liderança do diretor na(s) cultura(s) organizacional(ais) escolar(es) Os órgãos de governação das escolas públicas constituem atualmente um eixo estruturante das reformas do sistema educativo português tendo sido objeto de múltiplas reestruturações nas últimas décadas. Em rutura com a colegialidade do modelo anterior, a figura do diretor pressupõe uma associação direta entre liderança e eficácia organizacional, preconizando a instituição e/ou à sedimentação de valores gerencialistas (obsessão do controlo da qualidade, da excelência, da responsabilização, da eficácia técnica), os quais conduzirão eventualmente a uma certa conflitualidade com os valores democráticos e participativos inerentes ao contexto escolar. Inscrita nas abordagens qualitativas e interpretativas, esta investigação teve como propósito indagar do impacto da liderança dos diretores na (re)construção da cultura organizacional escolar na tendo como referência unidades orgânicas de diferente tipologia organizacional – escola não agrupada e agrupamentos de escolas. Os resultados obtidos apontam no sentido das lideranças exercidas pelos diretores, dentro das margens de autonomia permitidas pela moldura legislativa, favorecerem determinadas perspetivas da cultura organizacional; ABSTRACT: Leadership and organizational cultures: the impact of principal leadership on school organizational culture(s) The governing organizations of public schools today constitute a structured reform of the Portuguese educational system which has been the object of multiple restructurings in recent decades. In rupture with the collegiality of the previous model, the figure of the principal presupposes a direct association between leadership and organizational effectiveness, preconizing the institution and/or sedimentation of managerial values (obsession with quality control, excellence, responsibility, technical efficiency), which will eventually lead to some conflict with the inherent values in a democratically and participatory school context. Enrolled in qualitative and interpretive approaches, this research aimed to investigate the impact of the principals’ leaderships in the (re)construction of school organizational culture with reference to the units under different organizational typology - nonclustered schools and school clusters. The results point towards the leadership exercised by the principals, within the margins of autonomy allowed by the legislative framework, favouring certain perspectives of organizational culture.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11416
Tipo: doctoralThesis
Aparece nas Colecções:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
APÊNDICE_AE_ FACTOR ANALYSIS.pdf761.56 kBAdobe PDFVer/Abrir
Apêndice MVV_Factor Analysis.pdf907.97 kBAdobe PDFVer/Abrir
ESCALA _COE_APÊNDICE 7.pdf1.31 MBAdobe PDFVer/Abrir
Apêndice_CO_Factor Analysis.pdf988.83 kBAdobe PDFVer/Abrir
MVV_REABILITY.pdf326.08 kBAdobe PDFVer/Abrir
COE_RELIABILITY.pdf441.89 kBAdobe PDFVer/Abrir
COE_REABILITY_2ª EXTRAÇÂO.pdf420.51 kBAdobe PDFVer/Abrir
CO_RELIABILITY.pdf361.21 kBAdobe PDFVer/Abrir
VOLUME II APÊNDICES E ANEXOS.pdf72.22 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICES.pdf72.1 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrevista so Diretor Escola das Artes.pdf154.66 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrevista ao Diretor do Agrupamento das Letras.pdf152.8 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrevista ao Diretor do Agrupamento das Ciências.pdf122.74 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICE kRUSKAL WALLIS_FATORES.pdf1.17 MBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICE kRUSKAL_Fatores.pdf1.17 MBAdobe PDFVer/Abrir
QUI_QUADRADO.pdf1.46 MBAdobe PDFVer/Abrir
Qui quadrado.pdf1.45 MBAdobe PDFVer/Abrir
Matriz de Correlações.pdf259.89 kBAdobe PDFVer/Abrir
Apêndice MVV_Factor Analysis.pdf907.97 kBAdobe PDFVer/Abrir
ESCALA _COE_APÊNDICE 7.pdf1.31 MBAdobe PDFVer/Abrir
Apêndice_CO_Factor Analysis.pdf988.81 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICE_AE_ FACTOR ANALYSIS.pdf761.56 kBAdobe PDFVer/Abrir
AE_RELIABILITY.pdf320.82 kBAdobe PDFVer/Abrir
AE_REABULITY_ 2ª EXTRAÇÃO.pdf295.82 kBAdobe PDFVer/Abrir
GUIÃO_ENTREVISTA_DIRETORES.pdf89.59 kBAdobe PDFVer/Abrir
GUIÃO_ENTREVISTA_DIRETORES.pdf89.59 kBAdobe PDFVer/Abrir
1 ª VERSÃO QUESTIONÁRIOS A DOCENTES.pdf405.08 kBAdobe PDFVer/Abrir
Março_ Versão1_2_ Questionários Docentes.pdf405.07 kBAdobe PDFVer/Abrir
1 ª VERSÃO QUESTIONÁRIOS A DOCENTES.pdf405.08 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICE1_PEDIDO AUTORIZAÇÃO DIRETORES.pdf59.41 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICE1_PEDIDO AUTORIZAÇÃO DIRETORES.pdf59.41 kBAdobe PDFVer/Abrir
AUTORIZAÇÃO_DGE.pdf87.65 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXOS.pdf56.52 kBAdobe PDFVer/Abrir
PARTE I.pdf4.27 kBAdobe PDFVer/Abrir
CAPÍTULO VI A CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR.pdf576.72 kBAdobe PDFVer/Abrir
CAPÍTULO V A CULTURA ORGANIZACIONAL.pdf516.48 kBAdobe PDFVer/Abrir
CAPÍTULO IV_A LIDERANÇA ESCOLAR.pdf425.48 kBAdobe PDFVer/Abrir
Capítulo III_A LIDERANÇA.pdf579.28 kBAdobe PDFVer/Abrir
CAPÍTULO II_AS REFORMAS DO SISTEMA EDUCATIVO.pdf651.27 kBAdobe PDFVer/Abrir
CAPÍTULO I _A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO EDUCATIVA.pdf451.75 kBAdobe PDFVer/Abrir
PARTE II.pdf4.72 kBAdobe PDFVer/Abrir
CAPÍTULO VIII_APRESENTAÇÃO DOS DADOS.pdf2.05 MBAdobe PDFVer/Abrir
CAPÍTULO VII_ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS.pdf1.01 MBAdobe PDFVer/Abrir
CAPÍTULO IX_DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.pdf288.45 kBAdobe PDFVer/Abrir
ÍNDICE GERAL.pdf163.09 kBAdobe PDFVer/Abrir
ÍNDICE DE GRÁFICOS.pdf88.9 kBAdobe PDFVer/Abrir
ÍNDICE DE FIGURAS.pdf90.91 kBAdobe PDFVer/Abrir
ÍNDICE DE APÊNDICES.pdf91.36 kBAdobe PDFVer/Abrir
ÍNDICE DE ANEXOS.pdf57.06 kBAdobe PDFVer/Abrir
+INDICE DE QUADROS.pdf172.46 kBAdobe PDFVer/Abrir
RESUMO_ABSTRACT.pdf71.77 kBAdobe PDFVer/Abrir
INTRODUÇÃO.pdf167.14 kBAdobe PDFVer/Abrir
DEDICATÓRIA.pdf46.7 kBAdobe PDFVer/Abrir
AGRADECIMENTOS.pdf70.59 kBAdobe PDFVer/Abrir
Conclusão.pdf102.1 kBAdobe PDFVer/Abrir
LOMBADA.pdf10.36 kBAdobe PDFVer/Abrir
CONTRACAPA.pdf101.83 kBAdobe PDFVer/Abrir
CAPA.pdf251.99 kBAdobe PDFVer/Abrir
BIBLIOGRAFIA.pdf421.02 kBAdobe PDFVer/Abrir
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, versão 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Comentários
UEvora B-On Curriculum DeGois