Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11338

Title: Mediação escolar e direção de turma: um estudo sobre as práticas dos diretores de turma do 3º ciclo numa escola do Baixo Alentejo
Authors: Garrido, Deolinda do Carmo Oleirinha Valério
Advisors: Favinha, Marília Evangelina Sota
Keywords: Escola
Direção de turma
Conflito e mediação escolar
School
Head class work
Conflict and school mediation
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta investigação teve como objetivo geral caraterizar as práticas dos diretores de turma do 3º ciclo na escola secundária c/3º Ciclo Diogo de Gouveia, para aferir em que medida essas práticas são na realidade, as de um mediador. No enquadramento desta problemática de investigação, surgiram sete objetivos específicos: Identificar as funções legisladas dos diretores de turma; Identificar as práticas dos/as diretores/as de turma do 3º Ciclo da ESDG; Conhecer a forma de atuação dos DT‘s em situações de conflito; explorar a oferta formativa disponível para o cargo de DT; Conhecer a formação obtida dos DT‘s do 3º ciclo da ESDG; Conhecer os obstáculos na realização das tarefas inerentes ao cargo de DT; e avaliar o grau de satisfação na realização das tarefas inerentes ao cargo de DT. A abordagem ao tema da dissertação, Mediação Escolar e Direção de Turma, fez-se em primeiro lugar, a partir da revisão de literatura, através de diferentes textos e artigos de autores, que sustentam os conceitos trabalhados e da legislação que suporta uma e outra prática. No estudo empírico recorreu-se à aplicação de entrevistas semi-diretivas, aos diretores de turma do 3º ciclo, da escola onde decorreu a investigação. Foram também observados documentos chave, para se obter uma caraterização das turmas, percebendo-se assim, a forma de atuação dos docentes no cargo de DT. Nesta etapa foi também necessário fundamentar as opções metodológicas, através de autores de referência. Finalmente, numa tentativa de epílogo do trabalho realizado, tecem-se as considerações finais, onde se conclui que as práticas dos diretores de turma do 3º ciclo na ESDG, estão contempladas nas diretrizes legais que as orientam. Os seus procedimentos coincidem em diversas ações com a mediação escolar, no entanto, as diferenças acentuam-se na metodologia geral de intervenção; ### ABSTRAT: School Mediation and Head Class work-A study on the practices of the head class teachers of middle school at a school in the Southern Alentejo This study aimed to characterize the practices of head class teachers of middle school at Diogo de Gouveia School, to assess the extent to which these practices are in fact those of a mediator. In there search of this issue seven specific objective as emerged: To Identify the functions head class teachers according to legislation; To Identify practices of head class teachers at ESDG; Knowing how head class teachers act in conflict situations; explore the training offer available for the position of head class teacher; Get to know the formation obtained by the head class teachers at ESDG; Get to Know the obstacles in the tasks inherent to the position of head class teacher and to evaluate the degree of satisfaction in the tasks inherent to that position. The approach to the topic of the dissertation, School Mediation and Head Class work, was made primarily from their view of the existing literature (different texts and articles) of authors who support the concepts studied and the legislation that support search practice. In the empirical study we resorted to the application of semi-directive interviews to the head class teachers at the school where the research took place. Key documents were also studied to obtain a characterization of the classes thus understanding the form of performance of teachers in charge of classes. This step was also necessary to support the methodological options through the study of reference authors. Finally we conclude that the practices of the head class teachers at ESDG are according to the legal guidelines. The teacher‘s actions on various procedures coincide with school mediation however the differences are stressed in the overall methodology of intervention.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11338
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese Final Jan 14.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois