Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11337

Title: Jogos: recurso didático nas aulas de matemática de 5ª série do ensino fundamental em escola pública na cidade de Breves/PA
Authors: Fonseca, Quésia Raquel da Silva
Advisors: Borralho, António Manuel
Keywords: Ensino fundamental
Saberes matemáticos
Prática docente
Construção dos saberes
Jogos
Elementary education
Mathematics knowledge
Teacher practice
Construction of knowledge
Games
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: São notórias as dificuldades no ensino e aprendizagem de matemática nas escolas da rede pública na Cidade de Breves/PA. Mesmo sabendo da importância dessa disciplina no cotidiano, ela ainda é ensinada de forma alheia às reais necessidades do educando. Há uma ênfase em se explicar a dificuldade de aprender matemática por uma ampla combinação de fatores, mas as causas mais comuns são o desconhecimento dos pré-requisitos, uma metodologia inadequada e, muitas vezes, o desinteresse e mesmo a aversão à disciplina, como consequências das próprias dificuldades. Este estudo tem, portanto, o objetivo de analisar se os jogos matemáticos têm expressão no ensino e na aprendizagem dos alunos de 5ª série do ensino fundamental em escola pública na cidade de Breves, fornecendo indicadores que poderão contribuir para a aprendizagem da matemática a partir de experiências lúdicas e criativas, e com isso despertar o prazer de ensinar e aprender a disciplina. Sabe-se que, quando a criança joga, além de estar aprendendo a conviver e a respeitar seus colegas, ela desenvolve diversas habilidades matemáticas. No contexto da investigação, procurou-se examinar a situação real da escola com relação ao ensino e aprendizagem de matemática no respeitante ao uso de jogos como recurso didático visando à melhoria desses processos no Ensino Fundamental. A pesquisa de campo mostra que a busca por novas metodologias para o ensino de matemática torna-se necessário, pois através de observação vivida cotidianamente, as dificuldades dos professores em desenvolver o raciocínio lógico dos alunos através do ensino de matemática nas 5ª séries do Ensino Fundamental são inúmeras; ### ABSTRACT Games: Didactic Resource in mathematics classes from 5th grade student at Public School in the Town Breves/PA Well-known are the difficulties in teaching and learning of mathematics in public schools in the city of Breves/PA. Even though the importance of this discipline in daily life, it is still taught in a manner alien to the real needs of the student. There is an emphasis on explaining the difficulty of learning mathematics by a broad combination of factors, but the most common causes are the lack of prerequisites, an inadequate methodology, and often the indifference and even aversion to discipline, and consequences their own difficulties. This study is therefore to analyze whether the mathematical games have expression in the teaching and learning of students in grade 5 of primary education in public school in the town of Breves, providing indicators that could contribute to the learning of mathematics from playful and creative experiences, and thus awaken the pleasure of teaching and learning discipline. It is known that when the child plays, and is learning to live together and respect their peers, they develop various math skills. In the context of research, we sought to examine the real situation of the school with respect to teaching and learning of mathematics in relation to the use of games as a teaching resource aimed at improving those processes in elementary school. The field research shows that the search for new approaches to the teaching of mathematics becomes necessary, because by observing experienced daily, the difficulties of teachers in developing logical thinking of students through the teaching of mathematics in the fifth grade of elementary school are numerous.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11337
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
QUESIA dissertação CORRIGIDA 26-08.2013_AB_Nova-Capa2.docx.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois