Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11300

Title: A arte contemporânea na escola: compreensão das artes visuais por adolescentes a partir da experiência escolar
Authors: Charréu, Leonardo Augusto Verde Reis
Advisors: Hernandéz, Fernando Hernandéz y
Keywords: Arte contemporânea na escola
Compreensão das artes visuais
Adolescentes
Experiência escolar
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: “Sem resumo feito pelo autor”: - PREÂMBULO E AGRADECIMENTOS - Na anterior investigação que me conduziu ao grau de mestre em História da Arte o meu arguente – o saudoso prof. Doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida – tinha-se admirado, se calhar jocosamente, com as várias páginas de agradecimentos que o meu trabalho continha. Retive dos seus comentários iniciais a frase: "agradecer só nos enobrece". É, sem dúvida, uma frase muito simples, todavia para o autor desta dissertação passou a ter um valor muito particular. Nesta investigação duplicaram-se não só o número de folhas de texto, mas também, na mesma proporção (!) o número de paginas onde pude expressar os meus mais sinceros e sentidos agradecimentos. Na realidade, no mundo polifacetado em que hoje vivemos, o conhecimento, igualmente tão especializado, é detido por quem tem pelo mesmo uma dedicação quase exclusiva. Há pois que procurar esse conhecimento e agradecer aos que, passando já pelo mesmo processo de labor, humildemente aceitaram, directa ou indirectamente, juntar-se a este trabalho. Assim, gostaria de tecer três tipos de agradecimentos às três esferas que circunscreveram o meu processo de investigação, iniciado nos finais de 1997. As primeiras entidades são de natureza institucional: à Universidade de Évora e à Universidade de Barcelona, em particular ao Departamento de Pedagogia e Educação da primeira, e à Unidade de Arte e Educação do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da segunda-, sou devedor dos meios materiais, didácticos e pedagógicos que me permitiram vencer, com maior ou menor dificuldade, as várias etapas do meu processo de investigação. Estas instituições têm rostos humanos, são as segundas esferas dos meus agradecimentos sectoriais. Por isso, estou imensamente grato aos Professores Doutores Vítor Trindade, António Neto e Luís Sebastião, os anteriores e o actual Presidente do Conselho de Departamento, pela confiança depositada no meu trabalho e nas minhas capacidades. Sempre que a ocasião o permitiu, manifestaram-me sempre, desde a primeira hora, um forte apoio e bastantes incentivos que foram indispensáveis para o desenrolar do processo de investigação ë da redacção desta tese de dissertação. Tendo frequentado o curso de doutoramento Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, tenho de manifestar uma profunda gratidão aos professores, de várias nacionalidades, que leccionaram as diversas disciplinas da estrutura curricular do curso, transformando-o num salutar e autêntico "fórum internacional" de debate, de troca de ideias e de construção conjunta de conhecimento, pois que muitos dos doutorandos que o frequentaram eram também oriundos de diversos países. Cheguei a contabilizar nove (!) nacionalidades diferentes numa única aula. Agradeço ao professor Andy Hargreaves a sua visão extraordinariamente lúcida e informada do mundo escolar contemporâneo. À professora Kerry Freedman agradeço a forma como abordou os polémicos temas da pós-modernidade e do pós-modernismo, admirei em particular a clareza com que expunha as suas ideias, para além do uso sintético e racional que fez dos meios audio-visuais que dispôs para ilustrar a arte pós-moderna. Aos professores José Maria Barragáu, Juan Carlos Arado e Maria Teresa Gil Ameijeiras, para além do rigor científico irrepreensível, distribuído equitativamente entre os três, agradeço a forma original como desenvolveram as temáticas eleitas para o curso de doutoramento. Utilizar os temas polémicos em educação é uma forma de incentivo ao diálogo em contexto de educação juvenil, daí que as aulas do professor José Maria Barragán, tenham sido sempre vivas pela abertura ao debate que sistematicamente a sua dinâmica proporcionava. Considerar a arte como objecto de conhecimento humano, desmontar alguns conceitos-chave intimamente ligados ao fenómeno artístico - como o de criatividade - e considerar a arte em relação com o mundo estético, simbólico e cultural, foram tarefas bem estimulantes levadas a cabo nas aulas do professor Juan Carlos Arai o. Perceber as "nuances" entre e educação estética e a educação artística, bem como a valorização do contexto de apreciação artística em geral e o dos cidadãos anónimos em particular - "a arte vista a partir de fora" - foram aspectos muito peculiares das actividades académicas estimuladas pela professora Maria Teresa Gil Ameijeiras, Também devo um agradecimento muito especial ao professor que assumiu a orientação desta tese. Constituiu a terceira esfera de agradecimentos às entidades –felizmente bem humanas - que circunscreveram o meu processo de investigação. Q seu acompanhamento foi permanente e o seu 'incentivo constante e fundamental, sobretudo nos momentos de maior desânimo. Para um doutorando oriundo do ensino artístico, sem qualquer prática séria em investigação (até ao momento de a realizar!) - como foi o caso do autor desta dissertação- a "signatura" do Professor Doutor Fernando Hernandéz, (também coordenador do programa de doutoramento), foi de um valor inestimável. Encontrar um problema de investigação e escolher uma opção metodológica para lhe dar resposta, foi de uma importância crucial para o arranque definitivo de uma ideia de investigação que tinha partido de Évora e chegado a Barcelona num estado bastante embrionário. Por isso, agradeço ao Professor Hernandéz a paciência, a tolerância e principalmente a competência pedagógica e científica que fazem dele uma das figuras mais conceituadas e respeitadas --- pude felizmente testemunhar isso – não só entre a comunidade académica do pais vizinho, mas também entre a comunidade académica de um conjunto significativo de países que têm a sorte de poder contar com o seu contributo e com a sua generosidade. Ter podido apresentar os trabalhos curriculares, do curso de doutoramento, na língua de Camões, mais do que uma facilidade concedida, foi um enorme sinal de respeito para com o meu país e a minha cultura de origem. Por isso, ficarei eternamente agradecido ao sentido e à dimensão multicultural preconizada pelo professor Fernando Henlandéz para a investigação avançada. Afinal, como tantas vezes afirmava, o importante é que consigamos comunicar uns com os outros, não importa em que língua! Finalmente, um agradecimento extensível a todos os colegas do Departamento de Pedagogia e Educação, em especial às colegas da área das expressões e aos colegas dos estágios da Licenciatura em Artes Plásticas que comigo partilham a docência e a militancia incondicional pelas coisas da Educação Artística um muito obrigado. São os meus "companheiros de viagem", desde a primeira hora, na Universidade de Évora, onde tenho a honra e o prazer de submeter, ao juizo académico, esta dissertação. Contar com uma significativa parte das pessoas atrás mencionadas entre o meu circulo de amigos, ao qual acrescento a totalidade dos meus "colegas de Barcelona, reforçando-o, foi das dádivas mais gratificantes que retirei do processo que levou à redacção do texto que doravante se apresenta.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11300
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Leonardo Augusto Verde Reis Charréu - 169 493.pdf35.05 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois