Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11270

Title: Técnicas mistas no campo da expressão pictórica: a fotografia e as manipulações sensíveis
Authors: Cristóvão, Maria Manuela Lopes
Advisors: Menéres, Clara
Ferrão, Hugo
Keywords: Técnicas mistas
Expressão pictórica
Fotografia
Manipulações sensíveis
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Partimos da necessidade de reflectir sobre a arte e dentro desta sobre a pintura em particular e a sua ligação com técnicas que lhe são próximas ao nível da expressão. Abordamos cada uma das disciplinas pintura, fotografia e gravura e as influências que exercem entre si, na concepção e criação da obra de arte. O nosso estudo toma como ponto de partida "a imagem" desde a procura da sua positividade às manipulações sensíveis, à sua transformação. Referimos "expressão pictórica" em termos de pintura no sentido alargado, um espaço que se torna mais abrangente devido à utilização também de outros meios ou técnicas para a sua construção e expressão. A expressão "técnicas mistas", não contendo hoje uma conotação negativa, corresponde ao adquirir de novas formas de fazer e de criar que podem viver em consonância na pesquisa e na concepção para a concretização de um projecto. É aqui evidente o importante papel que desempenha a manipulação e a contaminação, como chaves interpretativas duma premissa inicial. A fotografia passou a ser considerada para além de obra de arte também um medium e um processo de construção das novas imagens pictóricas e da pintura, através das mais diversas manipulações, servindo de elo de ligação pela sua influência nestas formas de expressão. Abordamos áreas, disciplinas e meios artísticos enquadrando-os: no estudo de formas de expressão pictórica, partindo da pintura em termos autónomos, percebendo-a nos tempos de hoje, na sua contaminação, contaminando, também ela, as diferentes formas de expressão em geral, bem como as que lhe são próximas, em particular a fotografia e a gravura. Referimos também a prática da gravura, impondo princípios de experiencialismo e aprofundamento das possibilidades técnicas, contribuindo para questionara capacidade expressiva de materiais e técnicas e, desse modo, alargar um espaço de reflexão comum a estas práticas. A forma como estas imagens surgem, em novos contextos, miscigenizadas, integra por vezes outros elementos que lhes são alheios, fornecendo-lhes neste novo contexto novas significações. Dos anos 60 até hoje, continuando a arte à deriva, a repetição e a seriação tornaram-se também um dado, tanto da produção artística como da exposição e difusão das obras. O considerado fim da pintura é longo e continua a existir em suspenso para ser um desafio. Os anos 60 foram também anos de mudança em Portugal e o reflexo ou a influência de artistas que alteraram a concepção e realização da arte é pertinente também no panorama português. Assim, desde há séculos que inúmeros artistas ousam experimentar e transpor limites. #### ABSTRACT - We start this work from the necessity of a reflection about art, particularly painting and its connection with intimate expressive techniques. In our approach we consider each discipline – painting, photography and gravure (printmaking) –in the influences they create among them in the conception and creation of art. Our research starts from the "image", from the search of its, positive side to sensitive manipulations. We also refer to painting and its transformation. By "pictorial expression", we mean painting in a wide field, taking into account a wider space, due to the use of other means or techniques in its construction and expression. Although the expression "Mixed media" doesn't have a negative connotation, it corresponds to the acquisition of new forms of doing and creating, which can live together in the research, conception and construction of a project. Its very important the role played by manipulation and by contamination, as interpretative keys of an initial premise. Photography is now considered beyond the art work also as a medium and a constructive process of the new pictorial images and of painting itself through different manipulations, as a tie through its influence on these forms of expression. We approached fields, disciplines and artistic means, framed by: the study of pictorial expression forms, starting from the autonomy of painting as far as we understand it nowadays, contaminated by other techniques and means, while it also contaminates different forms of expression, particularly photography and gravure (printmaking). We also refer the practice of gravure (printmaking), imposing principles of experimentalism and deepening technical possibilities as a contribution for questioning the expression capacity of techniques and materials. Thus way, it widens a space of common reflection about this practice. The way these images appear in new contexts, "miscigenated", integrates sometimes, other elements, providing them new meanings in this new context. Since the 60's till now, even if art is still undefined, repetition and serial work have became also an item, either of artistic production or exhibition and diffusion of the work of art. The so-called and of painting is far away and it goes on as a challenge. The 60's were also years of changing in Portugal. The response or the influence of the artists who changed the conception and production of art is relevant also in Portuguesa panorama. Thus, for centuries now, countless artists dare to experiment and go beyond the limits in their work.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11270
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Manuela Lopes Cristóvão - Volume II - 157 691.pdfVplime II - Anexo51.44 MBAdobe PDFView/Open
Maria Manuela Lopes Cristóvão - Volume I - 157 690.pdfVolume I19 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois