Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11173

Title: A direcção de turma e a mediação: a coordenação da gestão curricular nos 2º e 3º ciclos do ensino básico
Authors: Favinha, Marília Evangelina Sota
Advisors: Roldão, Maria do Céu
Keywords: Escola
Currículo
Gestão curricular
Gestão intermédia
Mediação
Liderança
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo tem como objectivo investigar a natureza do papel do Director de Turma enquanto gestor curricular, tendo em conta o interface inter-relacional em que a função se desenvolve. Este trabalho teve como pressupostos de base a convicção de que a educação é um fenómeno complexo que, para além de outras, mobiliza dimensões sociológicas, psicológicas e epistemológicas. Conscientes de que o papel do Director de Turma é de importância primordial nas organizações escolares, foi nosso intuito estudá-lo sob o ponto de vista teórico e efectuar um estudo empírico do modo como a função é vivida, centrado numa escola. Aborda-se a figura do Director de Turma, enquanto gestor pedagógico intermédio da organização escolar, tendo em conta as atribuições que lhe são consagradas na lei, os constrangimentos/dificuldades à sua operacionalização, comparam-se as políticas com as práticas, o que a lei prevê e aquilo que o Director de Turma é na realidade, numa Escola do 2° e 3° ciclos do Ensino Básico, de acordo com as perspectivas/representações dos próprios actores educativos. O estudo visou, em concreto, proporcionar uma análise sustentada dos processos de mediação, enquanto conceito analítico central, utilizado para interpretar a função múltipla da Direcção de Turma. Pretendeu-se, nomeadamente questionar teórica e empiricamente, a interacção e a articulação entre a formação, actuação e as representações dos/e sobre os Directores de Turma. Assim, investigou-se de que modo o Director de Turma, considerado como um agente de mediação, se constitui, e é visto, ou não, como coordenador da gestão curricular e quais as potencialidades da operacionalização dessa visão. Como opção metodológica optou-se por um estudo de caso, recorrendo à complementaridade entre procedimentos quantitativos e qualitativos, de acordo com os objectivos visados. Assim, as técnicas de recolha de dados utilizados neste estudo foram, a análise documental, o inquérito por questionário e a entrevista. Estes instrumentos foram sendo sucessivamente aperfeiçoados com recurso a procedimentos de validação externa, nomeadamente a um painel de juízes e a aplicação de pré-testes dos instrumentos usados. Participaram, a nível do inquérito por questionário, os professores no activo, da escola (num total de 71), e a nível da entrevista, os Directores de Turma (num total de 15) e a Presidente do Conselho Executivo. Procurou-se, deste modo, elucidar em que medida o conceito de mediação é estruturante e operativo na construção de um perfil de desempenho de Director de Turma, enquanto coordenador da gestão curricular. Nas Conclusões faz-se o ponto da situação, fazendo o confronto com as questões de partida, o quadro teórico e os resultados do estudo empírico. Discutem-se as dificuldades e limitações que um estudo desta natureza envolve. Avança-se, por fim, com algumas sugestões que a investigação realizada permite, no sentido de utilizar o conhecimento produzido para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. /ABSTRACT - The purpose of this study is to investigate the role of the classroom director as curriculum director at an inter-relational crossing point. This work was conceived on the basic notion that Education is a complex phenomenon, setting in motion, among other things, sociological, psychological, and epistemological dimensions. Conscious of the fact that the role of the class director is of enormous importance within a school environment, our aim was to study this position from the theoretical point of vim, thus performing an empirical analysis on the way it is implemented in a given school. The role of the classroom director is thus analyzed as a pedagogical director in a school setting, taking into consideration the rights conferred to him/her by law, the limits/difficulties of his/her powers, eventually comparing politics with practice, in accordance with what the Portuguesa Law assigns to the class director in the 2nd and 3rd cycle of the Elementary School system. More specifically, this study is an in-depth analysis of the mediation processes, the latter considered as the leading analytical modal of our research, with a particular emphasis on the multifaceted role of the classroom director. In other words, the interaction between theory and practice in the daily performance of the classroom director were questioned and studied for further analysis. Hence, questioned the way in which the classroom director, seen as a mediation agent, could be considered as a coordinator of the curricula and, if so, which were the consequences of such position, were also discussed. The case study was realized in the 2nd and 3rd cycle of an elementary school in the outskirts of Lisbon. As a methodological option, quantitative and qualitative processes were both employed, thus keeping in line with the main objective of this work. Therefore, the data collected and herein utilized were the result of queries, i.e., questionnaires and personal interviews. The former were addressed at teachers currently teaching (71 total), whereas the latter were directed at the class directors (15 total) as well as the President of the Executive Board. In the Conclusions a balance of the study is presented, comparing the initial research questions, the theoretical framework, and the results of the empirical analysis developed. A few suggestions are presented from the experience gained in chis investigation, i.e., using the knowledge acquired in order to improve and enrich the teaching-learning process.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11173
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Marília Evangelina Sota Favinha - Volume II (Anexos) - 163 386.pdfVolume II - Anexos55.66 MBAdobe PDFView/Open
Marília Evangelina Sota Favinha - Volume I - 163 385.pdfVolume I67.43 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois