|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10821
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: as expressóes artísticas como integradoras das aprendizagens na infância |
Authors: | Serrano, Sandra Cristina Duque dos Reis |
Advisors: | Bezelga, Isabel Maria Gonçalves |
Keywords: | Educação pré-escolar Casa do Sagrado Coração de Jesus - Quinta do Pio Expressões artísticas |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar: As expressões artísticas como integradoras das aprendizagens na infância
O presente relatório de estágio diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, desenvolvida na Instituição “Casa do Sagrado Coração de Jesus – Quinta do Pio”, nas valências de Creche e Jardim-de-infância, tendo como principal enfoque “As expressões artísticas como integradoras de aprendizagens”.
Este relatório evidencia o meu percurso formativo (ao longo de dois semestres), nomeadamente experiências e aprendizagens de maior importância e alguns instrumentos que suportaram a minha acção educativa, tais como: fotografias, algumas fontes documentais e também algumas subescalas, com vista à obtenção de alguns resultados relativamente à importância das expressões artísticas como forma de aprendizagem.
Concluindo desta forma, que a educação deveria estar cada vez mais ligada às expressões artísticas, isto porque, através destas, as crianças podem exteriorizar toda a sua criatividade e emoções, facilitando desta forma a aquisição de novas aprendizagens, quer a nível pessoal, quer a nível social, quer a nível cultural, contribuindo para o desenvolvimento integral do Ser Humano; ### Abstract:
Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: Forms of Artistic Expression as Means of Learning in childhood
This internship report deal with a period of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education carried out at the following institution: “Casa do Sagrado Coração de Jesus – Quinta do Pio” (nursery and kindergarten), focusing mainly on "artistic expressions as integrators of learning."
The report provides a profile of the training path followed, over two semesters, and describes the formative experiences which occurred which were of the greatest relevance, and the tools used to support educational activities, such as photographs, documentary sources, and some subscales, with the aim of assessing the importance of forms of artistic expression as a means of learning.
In conclusion, education should be increasingly connected to forms of artistic expression as through these children can externalize all their creative potential and emotions, thereby facilitating the acquisition of knowledge at the personal, social and cultural level, and thus contributing to the overall development of the individual |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10821 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|