Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10760

Title: Práticas de comunicação verbal em manuais escolares do segundo ciclo do ensino básico
Authors: Dias, Maria Helina Roque das Neves
Advisors: Fonseca, Maria do Céu Brás
Keywords: Manuais escolares
Programas de português
Leitura
Oralidade
Escrita
Conhecimento explícito da lingua
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os manuais escolares constituem um dos materiais de apoio mais utilizado pelos professores e determinam, muitas vezes, a natureza das atividades desenvolvidas na sala de aula. Por outro lado, constituem o principal recurso pedagógico dos alunos. São, por esse facto, um guião importante no panorama dos materiais didáticos a utilizar no processo de ensino e aprendizagem. Tendo em conta que os novos Programas de Português do Ensino Básico entraram em vigor no ano letivo de 2011/2012, para os 1º, 2º, 5º e 7º anos de escolaridade, de acordo com o disposto na Portaria n.º 266/2011, de 14 de setembro, o trabalho apresentado pretende abordar as práticas de comunicação verbal nos manuais escolares adotados para o 5º ano de escolaridade nas várias escolas do ensino básico do distrito de Évora. Com esta abordagem pretende-se verificar em que medida as atividades propostas nos manuais, no domínio da leitura, escrita, oralidade e conhecimento explícito da língua, dão cumprimento às orientações programáticas do Programa de Português do Ensino Básico. Por outro lado pretende-se analisar quais as modalidades verbais escolarmente mais valorizadas e em que medida as próprias orientações do Programa de Português do Ensino Básico serão fatores condicionantes. No âmbito deste trabalho procura-se analisar os seis manuais de Língua Portuguesa do 5º ano adotados que correspondem a diferentes editoras e autores; ### ABSTRACT: Verbal Communication Practices in Second Cycle School Text Books The school text books represent one of the most helpful materials used by the teachers and they usually determine the nature of the developed activities in the classroom. On the other hand, they represent the students’ main pedagogical resource. This way, they are an important guide to use during the teaching learning process. According to the New Portuguese Curriculum that took effect during the previous school year 2011/2012, for the 1st, 2nd, 5th and 7th years, according to the administrative rule number 266/2011, September the 14th 2011, the present project work wants to approach the verbal communicative practices on the text books adopted for the 5th year along the different schools in the District of Évora. With this approach it intends to verify if the activities set on the school text books as far as reading, writing, speaking and grammar are according to the New Portuguese Curriculum referrals. On the other hand, it wants to analyze which school verbal modalities that are more upside and how the own New Portuguese Curriculum orientations are conditioning factors. In summary, this project work aspires to analyze the six adopted Portuguese Text Books of 5th year that correspond to a different publishers and authors.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10760
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO_Maria Helina Dias_2013.pdf3.35 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois