Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10739

Title: Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do ensino regular e profissional de uma escola
Authors: Araújo, Lígia
Advisors: Fialho, Isabel
Keywords: Avaliação das aprendizagens
Perceções
Alunos
Professores
Práticas de avaliação
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Não obstante um universo rico e vasto de trabalhos de investigação e um referencial teórico diversificado e cada vez mais especializado da avaliação educacional, a avaliação das aprendizagens assume cada vez mais um papel dominante não só aquando das reformas educativas, mas também no quotidiano de alunos, encarregados de educação, professores, investigadores e outros agentes educativos que no seu dia a dia se debatem com problemáticas avaliativas tanto inquietantes quanto incontornáveis. Perante um contexto educacional que paradoxalmente se tem regido, por um lado, pela ideologia formativa e, por outro lado, pela tendência da accountability, facto que suscita cada vez mais constrangimentos e desafios, sobretudo na vida de alunos e professores, é legítimo concluir que a avaliação é uma área ainda a clarificar e a reajustar. Foi deste pressuposto que emergiu a presente investigação: "Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do Ensino Regular e Profissional de uma escola". Este estudo averigua a forma como professores e alunos percecionam a avaliação, tentando aferir divergências e/ou pontos de contacto entre estes intervenientes. Deste modo, a investigação empírica baseou-se, numa primeira fase, num estudo exploratório e, numa segunda fase, num estudo descritivo, realizado na Escola ES X, com recurso a métodos quantitativos (inquéritos por questionário), embora com uma abordagem qualitativa. Os inquéritos foram aplicados a alunos de 9.º e 12.º anos (Ensino Regular e Profissional) e respetivos docentes a exercer funções naquele estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos mostram que as conceções dos alunos espelham genericamente as conceções da maioria dos professores, ou seja, que existe um predomínio da avaliação sumativa sobre a formativa. De facto, na ES X privilegiam-se os testes e/ou exames e uma ação reforçadora do currículo e os instrumentos e atividades formativas são utilizados numa perspetiva quantitativa; ### ABSTRACT: Learning assessment: a portrait outlined by students and teachers of both regular and vocational education at a school Despite a rich and wide universe of research projects and a varied theoretical wellspring, more and more specialized on the educational assessment, learning assessment increasingly takes on a significant role not only when the educational amendments occur, but also on the students, parents, teachers, researchers and other educational agents' daily routine. Considering an educational context which paradoxically has governed itself, on the one hand, by a formative ideology and, on the other hand, by the latest accountability current, which has risen growing constraints and challenges, mainly in the lives of students and teachers, it is rightful to conclude that assessment is still an area to clarify and readjust. It was based on this assumption that this research was born: "Learning assessment: a portrait outlined by students and teachers of both regular and vocational education at a school." This study investigates how students and teachers perceive assessment, and tries to check differences and/or contact areas among these stakeholders. Thus, the empirical research was supported, firstly, on an exploratory study and, secondly, on a descriptive case carried out at the ES X School, through the use of quantitative methods (questionnaire surveys), although with a qualitative approach. The questionnaire surveys were applied to students attending the 9th and the 12th form (regular and vocational education) and also to their teachers who performed duties in that educational establishment. The results show that in general the students' conceptions reflect those of the teachers; in other words, that there is a predominance of summative assessment on the formative one. Actually, at the ES X School both the tests and/or the exams and an action which reinforces the curriculum are the prerogative, and the formative instruments and activities are used on a quantitative basis.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10739
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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