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http://hdl.handle.net/10174/10728
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Title: | Avaliação do impacto da contratação pública eletrónica na eficiência do processo de compras do Hospital Distrital de Santarém |
Authors: | Geada, Teresa de Jesus Vasconcelos Vicente Barbosa Caetano |
Advisors: | Serrano, António Manuel Soares |
Keywords: | Contratação pública eletrónica Eficiência Compras hospitalares |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A aquisição de bens e serviços de uma instituição de saúde é um processo
complexo, onde se aliam a necessidade de contenção de custos e a procura
da qualidade. O novo Código de Contratos Públicos, privilegiando a via
eletrónica para a contratação, procura aumentar a eficiência destes
procedimentos.
Para a avaliação da principal diferença resultantes da contratação eletrónica e
do seu impacto na eficiência dos processos de compra do Hospital Distrital de
Santarém realizou-se um estudo de caso, com recurso à análise documental
dos processos de compra de dois serviços, Patologia Clínica e Imunohemoterapia,
a entrevistas e inquérito por questionário.
Verificaram-se diferenças significativas nos processos de compras dos dois
serviços estudados. No entanto, apesar dos ganhos evidenciados em termos
de custos, transparência e favorecimento da concorrência, constatou-se um
aumento do tempo gasto nos procedimentos, o que compromete a eficiência
do processo; ### ABSTRACT:
The acquisition of goods and services by a health care institution is a complex
process, which combine the need for cost contention and quality demand. The
new Code of Public Contracts, giving privilege to electronic contracting, aims
to increase the efficiency of these procedures.
In order to evaluate of the main differences resulting from e-procurement and
its impact on the efficiency of the purchasing processes of the Santarém’s
Hospital District, it was conducted a case study using documental analysis of
the purchasing processes of two services, Clinical Pathology and Blood Bank,
namely interviews and questionnaire surveys.
There were found significant differences in the purchasing process of the two
services. On the other hand, despite the gains shown in costs, in transparency
and in promoting competition, it was found an increase in time spent on the
procedures, which compromise the efficiency of the purchasing process. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10728 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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