Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10567

Title: 2011 SUL: Quantos somos? Onde vivemos?
Authors: Mendes, Maria Filomena
Magalhães, Maria da Graça
Keywords: Dinâmicas Populacionais
Declínio Demográfico
Despovoamento
Portugal
Sul
Alentejo
Algarve
Issue Date: 2013
Publisher: Instituto Nacional de Estatística
Citation: Mendes. M. F., Magalhães, M. G., 2013. "2011 SUL: Quantos somos? Onde vivemos?", in Revista de Estudos Demográficos, nº 51-52, Artigo 6º, pp. 107-138, INE, Lisboa.
Abstract: Para efeitos de análise das actuais (des)continuidades demográficas reveladas pelos Censos 2011, o País foi subdividido em regiões com algum sentido demográfico em função das tendências verificadas nas últimas décadas: autonomizaram-se as regiões com características populacionais mais específicas (Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira); o restante território foi separado entre um Norte e Centro Litoral versus um Norte e Centro Interior; e, ainda, um Sul que abarca todo o espaço a sul do Tejo não abrangido pela Área Metropolitana de Lisboa. O presente estudo ocupou-se desta última região. No vasto Sul, avaliámos a alteração ou continuidade das tendências passadas, nomeadamente, no respeitante ao crescimento da população, despovoamento, dinamismo endógeno e actividade de fluxos migratórios, capacidade de atractividade populacional das zonas urbanas em contraste com a das rurais. Observámos, igualmente, as diferenças nas variações do número e dimensão das famílias, de alojamentos e de edifícios registadas entre 2001 e 2011. Finalmente, partindo do pressuposto de que o incremento ou declínio populacional resultam do efeito combinado dos comportamentos de natalidade e mortalidade compensados pelos (des)equilíbrios entre imigração e emigração, identificámos zonas territoriais com comportamentos similares entre si, em termos de crescimento natural e migratório.
URI: http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOESpub_boui=212165714&PUBLICACOEStema=55466&PUBLICACOESmodo=2
http://hdl.handle.net/10174/10567
ISSN: 1645-5657
Type: article
Appears in Collections:SOC - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RED51_52.pdf13.87 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois