|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9983
|
Title: | Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado |
Authors: | Silvestre, Maria José Fialho, Isabel |
Keywords: | Avaliação externa de escolas relatórios efeitos resultados |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Silvestre, M. J. & Fialho, I. (2013, 21 a 22 de novembro). Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado. Comunicação oral apresentada no Congresso Internacional Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, realizado na Universidade de Évora, Évora |
Abstract: | A escola é hoje entendida como um locus privilegiado para potenciar desenvolvimento a médio e
longo prazo, considerando-se a sua capacidade para intervir no crescimento sustentável da sociedade,
por via da prestação de um serviço educativo de qualidade, focalizado, sobretudo, nos resultados
escolares dos alunos. O referencial avaliativo do programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE),
levado a cabo pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC), integra atualmente três domínios,
subdivididos em fatores. Da AEE resulta um Relatório enviado para as escolas. O trabalho que
apresentamos integra a nossa Tese de Doutoramento, a qual se insere num estudo maior,
desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação nacional em curso, intitulado «Impacto e
Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior». Centrámo-nos nos domínios
«Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo», para, a partir da análise dos Relatórios, procurarmos
respostas para a questão central: Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou nos
resultados educativos e na qualidade do serviço educativo prestado? (domínios «Resultados» e
«Prestação do Serviço Educativo» do Quadro de Referência da AEE do 1.º ciclo avaliativo).
Metodologicamente, privilegiámos a análise qualitativa de dados: análise de conteúdo das entrevistas
semiestruturadas levadas a cabo em 10 escolas do Alentejo (avaliadas externamente em 2006/07) e
dos Relatórios da AEE, à luz de bibliografia de referência e legislação vigente. Os principais resultados
evidenciam que, em geral, os Relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos,
sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de
aprendizagem e melhoria contínuas, abrangendo três grandes aspetos: 1) Conhecimento das
alterações que surgiram nas escolas, em consequência do processo de Avaliação Externa (AE), no que
concerne aos “Resultados” e à “Prestação do Serviço Educativo; 2) Identificação dos padrões de
alteração registados nas unidades de gestão alvo de estudo, potenciadores da eficiência, eficácia e
qualidade organizacionais; e 3) Explicação das divergências e/ou similitudes provocadas pelo impacto
do processo da Avaliação Externa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9983 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|