|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9952
|
Title: | A avaliação e os seus intervenientes: Retrato traçado por alunos de uma escola de ensino regular e de uma escola de ensino profissional |
Authors: | Guerra, Eloísa Isabel Fernandes |
Advisors: | Magalhães, Olga |
Keywords: | avaliação aprendizagem instrumentos de avaliação estilos de ensino estilos de aprendizagem ensino regular ensino profissional relação professor-aluno |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | I – RESUMO
O presente estudo refere-se à problemática da avaliação dos alunos e foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação – especialização em Avaliação Educacional - tendo como objetivo conhecer o ponto de vista dos alunos relativamente à questão da sua avaliação. Intitula-se assim: “A Avaliação e os seus Intervenientes – Retrato traçado por uma escola de Ensino Regular e de uma escola de Ensino Profissional”.
Num primeiro momento, optámos por desenvolver um estudo piloto de modo a explorar a viabilidade do projeto tendo sido feita uma experiência com quatro turmas que, quando chamadas a produzir um texto escrito sobre o que para si era a avaliação, responderam com textos de qualidade e com uma riqueza de conteúdos que nos deu a confiança de que o projeto era viável. Este estudo piloto serviu também para redefinir caminhos que não estavam inicialmente pensados como a abordagem aos estilos de ensino e estilos de aprendizagem.
Num segundo momento, procurámos clarificar conceitos como avaliação educacional, estilos de aprendizagem, estilos de ensino, instrumentos de avaliação e tipos de estabelecimentos de ensino.
Segue-se o estudo empírico onde nos propomos investigar quais os retratos de avaliação traçados por alunos de uma escola de ensino regular e por alunos de uma escola de ensino profissional. São questionados acerca da definição de avaliação e dos seus objetivos, as recordações boas e más sobre a avaliação, que mudanças fariam se fosse possível e ainda quais os seus estilos de aprendizagem e os estilos de ensino com que mais se identificam.
É desenvolvida, posteriormente, a conclusão relativamente à comparação entre os dois estabelecimentos de ensino e, consequentemente, ficam estabelecidas as suas semelhanças e diferenças.
Este estudo permite compreender melhor o aluno enquanto ser avaliado, quais os seus anseios e desejos de mudança. É uma forma de dar voz àqueles que são submetidos à avaliação oferecendo-lhes a possibilidade de serem os principais intervenientes neste processo.
A avaliação é assim analisada de um ponto de vista diferente – o dos alunos - e permite-nos repensar novos caminhos e formas de ensino.
### I – ABSTRACT
The present study concerns the student evaluation and was developed under the Master's Degree in Education - specialization in Educational Evaluation - aiming to know the points of view of students on the issue of evaluation. It's entitled: "The evaluation and its participants - a portrait painted by students from a regular school and a professional school."
At first, we chose to develop a pilot study in order to explore the feasibility of the project making an experiment with four groups which, when called to produce a written text of what was the evaluation for them, they answered with quality texts in terms of content that gave us the confidence that the project was viable. This study was used to redefine ways of study that were not thought as the study of the teaching and learning styles. In a second step we tried to clarify concepts such as educational evaluation, learning styles, teaching styles, assessment instruments and types of schools.
The following step was the empirical study where we intend to investigate the pictures drawn by students of a regular and a professional school. They were asked about the definition of evaluation and its objectives, the good and bad memories about the evaluation, what changes would be possible and what are the learning styles and teaching styles they most identify with.
The conclusion gives us the comparison between the two schools and, consequently, their similarities and differences are established.
This study allows us to better understand the student while being evaluated, what are their wishes and desires for change. It is a way to give voice to those who are being evaluated by offering them the possibility of being key players in this process.
The evaluation is analyzed as a different point of view - the students’ one - and it allows us to rethink new ways and forms of education.
Palavras-chave: evaluation, learning, evaluation support, teaching styles, learning styles, regular school, professional school, student-teacher relationship.
The evaluation and its participants
A portrait painted by students from a regular school and a professional school |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9952 |
Type: | bachelorThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|