Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9906
|
Title: | “O meu quarto é o meu mundo” - Estudo de casos múltiplos sobre mundos da vida e culturas da infância na contemporaneidade |
Authors: | Costa, Rosalina Portas, Raquel Dias, Sofia |
Editors: | Nico, Bravo Nico, Lurdes Pratas Ferreira, Fátima Tobias, Antónia |
Keywords: | Criança Infância Mundos da Vida Culturas da Infância Desenho Infantil |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Edições Pedago |
Citation: | Costa, Rosalina; Portas, Raquel; & Dias, Sofia (2013). «“O meu quarto é o meu mundo” – Estudo de casos múltiplos sobre mundos da vida e culturas da infância na contemporaneidade», in B. Nico (coord.) & L. P. Nico; F. Ferreira; A. Tobias (orgs.), Educações no Alentejo, Mangualde: Edições Pedago: 53-66. (ISBN: 978-989-8655-14-1) |
Abstract: | O território, as comunidades locais e as diversidades que simultaneamente o compõem e atravessam são parte indissociável dos mundos da vida a que as crianças pertencem. Mas aquilo que as crianças são, o que aprendem e os modos como aprendem não é apenas determinado pelos contextos sócio-culturais das famílias de origem; resulta também de um conjunto de relações complexas que estabelecem com as culturas da infância de que são co-construtoras. Inspiradas pela Obra Where Children Sleep (Mollison, 2010) conduzimos um estudo de casos múltiplos no qual solicitámos desenhos e aplicámos entrevistas semi-directivas a crianças entre os 6-14 anos de idade. A partir da análise e discussão qualitativa dos resultados da investigação efectuada sobre o espaço do quarto de dormir propomo-nos, em suma, reflectir sobre o modo como os usos, tempos e significados que as crianças lhe atribuem resultam da intersecção entre mundos da vida e culturas da infância na contemporaneidade. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9906 |
ISBN: | 978-989-8655-14-1 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros SOC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|