Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9853
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos |
Authors: | Jordão, Ana Raquel Boleto |
Advisors: | Folque, Maria da Assunção |
Keywords: | Educação de infância Movimento da escola moderna Prática de ensino supervisionada Cooperação Democracia Continuidade pedagógica Comunicação Reflexão Valorização dos interesses da criança |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Neste relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo como tema central o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos, tendo em conta uma perspetiva de continuidade no processo educativo. As intervenções e aprendizagens efetuadas neste contexto foram organizadas em torno de três eixos: a valorização dos interesses das crianças na construção de uma planificação cooperada, a apropriação de alguns instrumentos de regulação e a vivência de pequenos momentos de comunicação e troca de experiências no grupo. Paralelamente, apresenta-se uma reflexão sobre as principais aprendizagens efetuadas sobre a implementação do modelo pedagógico em jardim-de-infância. Num contexto onde o modelo era conhecido pelo grupo, são divulgados no relatório os principais constructos para a aprendizagem da profissionalidade docente, através da apresentação de elementos recolhidos ao longo do estágio;
### ABSTRACT:
In this internship report is provided a description of a process of research-action within the supervised teaching practice, taking as its central theme the portuguese pedagogical model of Movimento da Escola Moderna from 0 to 6 years. Having regard to the perspective of continuity in the educational process, is presented an adaptation of this model to a nursery room of two years old children. The interventions and learnings performed in this area have been organized around three axes: the valuation of children's interests in building a cooperative planning, the appropriation of some instruments of regulation and the experience of communication moments and experience exchange group. Alongside, is presented a reflection about the main activities carried out on the implementation of the teaching model in kindergarten. In a context where the teaching model was know by the group, the main constructs are disclosed for the learning of professional teaching, trough the presentation of gathered information during the internship. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9853 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|