Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9853

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos
Authors: Jordão, Ana Raquel Boleto
Advisors: Folque, Maria da Assunção
Keywords: Educação de infância
Movimento da escola moderna
Prática de ensino supervisionada
Cooperação
Democracia
Continuidade pedagógica
Comunicação
Reflexão
Valorização dos interesses da criança
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Neste relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo como tema central o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos, tendo em conta uma perspetiva de continuidade no processo educativo. As intervenções e aprendizagens efetuadas neste contexto foram organizadas em torno de três eixos: a valorização dos interesses das crianças na construção de uma planificação cooperada, a apropriação de alguns instrumentos de regulação e a vivência de pequenos momentos de comunicação e troca de experiências no grupo. Paralelamente, apresenta-se uma reflexão sobre as principais aprendizagens efetuadas sobre a implementação do modelo pedagógico em jardim-de-infância. Num contexto onde o modelo era conhecido pelo grupo, são divulgados no relatório os principais constructos para a aprendizagem da profissionalidade docente, através da apresentação de elementos recolhidos ao longo do estágio; ### ABSTRACT: In this internship report is provided a description of a process of research-action within the supervised teaching practice, taking as its central theme the portuguese pedagogical model of Movimento da Escola Moderna from 0 to 6 years. Having regard to the perspective of continuity in the educational process, is presented an adaptation of this model to a nursery room of two years old children. The interventions and learnings performed in this area have been organized around three axes: the valuation of children's interests in building a cooperative planning, the appropriation of some instruments of regulation and the experience of communication moments and experience exchange group. Alongside, is presented a reflection about the main activities carried out on the implementation of the teaching model in kindergarten. In a context where the teaching model was know by the group, the main constructs are disclosed for the learning of professional teaching, trough the presentation of gathered information during the internship.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9853
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório Final alteraçoes do juri.pdf4.25 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois