Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9799

Title: Análise da continuidade estrutural da paisagem - a região dos distritos de Setúbal e de Évora
Authors: Guiomar, Nuno
Fernandes, João Paulo
Keywords: Continuidade
conectividade
continuidade estrutural
continuidade funcional
caracterização estrutural e funcional do território
Issue Date: Dec-2013
Abstract: Recorrendo a modelos de similaridade estrutural e funcional caracteriza-se a continuidade estrutural da área de estudo. Com base na análise da similaridade entre usos e formações vegetais de acordo com elementos específicos de habitat, elaboraram-se matrizes de semelhança ecológica e as correspondentes cartas de continuidade estrutural. A metodologia foi aplicada a três objectos de caracterização estrutural: a carta de unidades ecológicas de referência, a Carta Agrícola e Florestal de Portugal de Folque e a Carta de Ocupação do Solo. Os resultados obtidos permitem identificar a naturalidade da continuidade estrutural num determinado momento/quadro de uso, referenciar a localização de soluções de continuidade críticas (por comparação com os padrões estruturais de continuidade estáveis determinados pela organização estrutural dos recursos estáveis da paisagem), assim como simular o efeito de corredores ecológicos e de estruturas pontuais na movimentação de espécies em quadros de continuidade comprometida.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9799
ISBN: 978-972-99436-6-9
Type: article
Appears in Collections:ICAAM - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Análise da continuidade estrutural da paisagem - comunicação final.pdf375.69 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois