Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9321

Title: Quantas Marias conhece? Contributos para a Prática da Ética suscitada pelo Papel de Professor-Investigador no Ensino-Aprendizagem de Metodologias de Investigação Social
Authors: Costa, Rosalina
Editors: Chaleta, Maria Elisa et al.
Keywords: Professor-Investigador
Ética
Práticas de Anonimização
Investigação Qualitativa
Escrita Científica
Issue Date: Mar-2013
Publisher: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora
Citation: Costa, Rosalina (2013). "Quantas Marias conhece? Contributos para a Prática da Ética suscitada pelo Papel de Professor-Investigador no Ensino-Aprendizagem de Metodologias de Investigação Social". Actas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education”, Maria Elisa Chaleta et al (Coord.), Évora: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora: 198–212. (CD, ISBN: 978-989-96656-4-4)
Abstract: As questões éticas são transversais à prática científica no domínio das ciências sociais. No que respeita ao trabalho do sociólogo, a prática da ética está, desde logo, relacionada com um conjunto de competências e princípios que são ensinadas e gradualmente interiorizados ao longo da formação académica, e mais tarde desenvolvidos e validados em contextos diversificados de acção. De modo transversal, é guiada por princípios partilhados entre a comunidade de sociólogos, aos quais aderem através da pertença institucional e respectivos códigos de ética e conduta profissional (e.g. APS, ISA). Neste artigo apoiamo-nos especificamente na análise de um caso extraído do estudo qualitativo realizado pela autora aquando do seu doutoramento em Sociologia, posteriormente integrado e explorado nas aulas de metodologia de investigação social que lecciona no ensino superior. Ao mesmo tempo que este exemplo revela os desafios por detrás de uma operação aparentemente simples como a atribuição de pseudónimos, ilustra empiricamente o modo como as questões éticas não se ficam pelo momento da recolha de dados; ao invés, são transversais à análise de dados e escrita de resultados. A tomada de consciência da complexidade das práticas de anonimização, contrariamente à presunção que esta é uma tarefa “rápida” e “fácil”, deve lembrar o investigador, professor e aluno da necessidade de atender aos múltiplos – e por vezes contraditórios – direitos e deveres com que profissionalmente o(a) sociólogo(a) está comprometido(a). Por esta razão, é importante manter as questões éticas como tópico de reflexão e discussão no contexto do ensino superior.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9321
ISBN: 978-989-96656-4-4
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Marias_ActasLTHE_RCosta2013.pdf16.85 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois