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http://hdl.handle.net/10174/9321
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Title: | Quantas Marias conhece? Contributos para a Prática da Ética suscitada pelo Papel de Professor-Investigador no Ensino-Aprendizagem de Metodologias de Investigação Social |
Authors: | Costa, Rosalina |
Editors: | Chaleta, Maria Elisa et al. |
Keywords: | Professor-Investigador Ética Práticas de Anonimização Investigação Qualitativa Escrita Científica |
Issue Date: | Mar-2013 |
Publisher: | Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora |
Citation: | Costa, Rosalina (2013). "Quantas Marias conhece? Contributos para a Prática da Ética suscitada pelo Papel de Professor-Investigador no Ensino-Aprendizagem de Metodologias de Investigação Social". Actas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education”, Maria Elisa Chaleta et al (Coord.), Évora: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora: 198–212. (CD, ISBN: 978-989-96656-4-4) |
Abstract: | As questões éticas são transversais à prática científica no domínio das ciências sociais. No que respeita ao trabalho do sociólogo, a prática da ética está, desde logo, relacionada com um conjunto de competências e princípios que são ensinadas e gradualmente interiorizados ao longo da formação académica, e mais tarde desenvolvidos e validados em contextos
diversificados de acção. De modo transversal, é guiada por princípios partilhados entre a comunidade de sociólogos, aos quais aderem através da pertença institucional e respectivos
códigos de ética e conduta profissional (e.g. APS, ISA). Neste artigo apoiamo-nos
especificamente na análise de um caso extraído do estudo qualitativo realizado pela autora aquando do seu doutoramento em Sociologia, posteriormente integrado e explorado nas aulas de metodologia de investigação social que lecciona no ensino superior. Ao mesmo tempo que este exemplo revela os desafios por detrás de uma operação aparentemente simples como a atribuição de pseudónimos, ilustra empiricamente o modo como as questões
éticas não se ficam pelo momento da recolha de dados; ao invés, são transversais à análise de dados e escrita de resultados. A tomada de consciência da complexidade das práticas de anonimização, contrariamente à presunção que esta é uma tarefa “rápida” e “fácil”, deve lembrar o investigador, professor e aluno da necessidade de atender aos múltiplos – e por vezes contraditórios – direitos e deveres com que profissionalmente o(a) sociólogo(a) está comprometido(a). Por esta razão, é importante manter as questões éticas como tópico de reflexão e discussão no contexto do ensino superior. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9321 |
ISBN: | 978-989-96656-4-4 |
Type: | article |
Appears in Collections: | SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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