|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9319
|
Title: | Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior |
Authors: | Costa, Rosalina Portas, Raquel Dias, Sofia |
Editors: | Chaleta, Maria Elisa et al. |
Keywords: | Investigação Qualitativa Metodologias Criativas Métodos Visuais Estudos da Criança e da Infância Ensino Superior |
Issue Date: | Mar-2013 |
Publisher: | Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora |
Citation: | Costa, Rosalina, Portas, Raquel, & Dias, Sofia (2013). "Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior". Actas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education”, Maria Elisa Chaleta et al (Coord.), Évora: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora: 28–48. (CD, ISBN: 978-989-96656-4-4) |
Abstract: | Neste texto discutimos a importância, alcance e limitações do recurso a técnicas criativas de investigação social para o ensino e aprendizagem no ensino superior. Como ilustração, recorremos a um exercício de investigação desenvolvido no ano lectivo 2012/13 na u.c. Sociologia da Infância [SOC2425], leccionada ao curso de Sociologia na Universidade de Évora (Portugal). Metodologicamente, foi elaborado um estudo de casos múltiplos com o objetivo de compreender o modo como o espaço do quarto de dormir de uma criança, os seus usos e significados estão interligados com os mundos da vida e as culturas da infância de
que são co-construtores. Neste contexto, crianças entre os 6-14 anos de idade foram, primeiro, convidadas a desenhar os seus próprios quartos. Depois, essas mesmas crianças participaram de uma entrevista semi-directiva centrada numa descrição detalhada do espaço de dormir, seus objetos e modos de apropriação (e.g. nas dimensões de espaço, tempo e significado). Os
dados foram depois analisados por meio de uma análise qualitativa de conteúdo. No final, argumentamos que a combinação de diferentes técnicas de recolha de dados de uma forma singular e criativa permite lidar eficazmente com as múltiplas questões e desafios que surgem no quadro do ensino e aprendizagem de metodologias qualitativas em contexto de ensino superior. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9319 |
ISBN: | 978-989-96656-4-4 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|